Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Entre as muitas notícias sobre a quarentena, algumas são otimistas, trazendo alívio e esperança aos leitores que estão em casa. Imagem: Acervo Singularidades

10 boas notícias sobre a quarentena

Ideias inovadoras, pesquisas interessantes e atitudes positivas fazem parte da nossa seleção especial

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 15 de abril de 2020
  • in Posted in Desafios contemporâneos / Destaques
  • 0

Quem segue o Singularidades nas redes sociais viu que nesta segunda-feira (dia 13) falamos sobre a importância de se filtrar a informação consumida, em meio à enxurrada de textos, posts e áudios enviados pelo Whatsapp nestes tempos incertos de pandemia. Fazer uma boa seleção de veículos confiáveis e de assuntos que fujam do catastrofismo e das cifras assustadoras é uma questão fundamental para não causar ainda mais estresse e ansiedade na quarentena.

Para manter sua saúde mental em dia, fizemos uma curadoria de 10 boas notícias sobre a Covid-19 e o período de quarentena que centenas de países está vivendo. Para quem quiser ler o texto completo, cada uma delas vem acompanhada com o link para a fonte (alguns estão em inglês).

Há desde iniciativas fofas, como o arco-íris que crianças de todo o mundo estão colocando em suas janelas com os dizeres “Tudo vai ficar bem” a novos testes de detecção do vírus causador da doença, que estão sendo desenvolvidos pela Universidade de São Paulo (USP). Confira e compartilhe as boas novas – com sua família, seus alunos e amigos.

De volta à ativa

No Reino Unido, 4.500 médicos e enfermeiras já aposentados se apresentaram para trabalhar novamente e ajudar no combate à pandemia, no National Health Service (NHS), o serviço público de saúde de lá. Isso aconteceu depois de um apelo do NHS por ajuda, uma vez que o país é o sexto em número de casos no mundo (88.621, no dia de hoje).

Esgotados e fazendo turnos em dobro, os médicos necessitavam de um reforço para poderem cuidar dos pacientes e de si mesmos.

Fonte: Sky News (em inglês)

 

Um arco-íris de empatia e esperança

Não se sabe onde começou, mas em vários países europeus atingidos pela pandemia, crianças começaram a pintar arco-íris acompanhados da frase “Tudo vai ficar bem” em vários idiomas, e colocá-los nas janelas de suas casas.

A ideia desta “corrente do bem” é transmitir otimismo e empatia a outras crianças que também estejam confinadas. Uma maneira bonita e simples de dizer “eu me importo com você”.

Fonte: Revista Crescer

Locador solidário

Proprietário de 18 prédios de apartamentos no Brooklyn, uma das regiões mais populosas da cidade, Mario Salerno avisou a todos seus inquilinos que não precisariam pagar o aluguel de abril. Ele disse estar mais preocupado com a saúde deles que com o dinheiro que receberia.

Epicentro da pandemia por Covid-19 nos Estados Unidos, a cidade de Nova York está passando por uma das fases mais difíceis de sua história. Milhares de habitantes da cidade estão desempregados e não tem como pagar os altos alugueis cobrados na maior parte dos bairros.

Fonte: The New York Times (em inglês)

Ventilador pulmonar acessível

Uma equipe da Agência Tecnológica da Universidade da Paraíba (INOVA-UFPB) desenvolveu um protótipo de ventilador pulmonar de grande eficiência e baixo custo. Por meio da tecnologia touch-screen, o aparelho desenvolvido pela UFPB utiliza um sistema multibiométrico e conectividade wireless, que lhe permite ser acessado e monitorado por meio de smarphones.

De acordo com seus inventores, a produção do ventilador custa aproximadamente R$ 400, menos de 4% do valor do respirador mais barato do mercado (aproximadamente R$ 15 mil). A missão dos pesquisadores envolvidos no projeto era desenvolver uma opção nacional que pudesse ser disponibilizado aos hospitais com um custo acessível, possibilitando atender a mais pacientes da Covid-19.

Fonte: Site da UFPB

USP trabalha em testes mais acessíveis e rápidos

Para ajudar no diagnóstico e da Covid-19 e a falta de testes no Brasil, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) estão desenvolvendo três diferentes métodos de testagem.

Um deles permite que testes sejam realizados para identificar o vírus em equipamentos que já estão disponíveis em grande parte dos laboratórios do Brasil, por meio de reagentes produzidos no país. A técnica usada neste método pretende reduzir o tempo de detecção da doença para quatro horas, com a mesma eficiência do teste convencional (que leva até 48 para ser processado).

Além deste, os cientistas do ICB também estão desenvolvendo um teste rápido que usa anticorpos para identificar infectados a partir de secreções produzidas na garganta, e um teste sorológico a ser aplicado em quem já teve doença e checar se está imunizado contra ela. Este último ajudará no retorno gradual das atividades depois do isolamento.

Fonte: Jornal da USP

 

Mais pacientes recuperados

De acordo com os dados do Worldmeters, site que é alimentado diariamente com dados vindos de hospitais e órgãos de saúde de todo o mundo, 444.836 pacientes já se recuperaram da Covid-19. O país com maior número de recuperados é a Alemanha, com 64.300 pessoas.

Mesmo sem ter adotado medidas de isolamento social restritas como a quarentena total, o país é conhecido por seu excelente sistema de saúde e foi um dos que mais aplicaram testes em sua população.

Fonte: Worldometers

Um amigo para compartilhar a quarentena

Nos Estados Unidos, organizações de resgate de animais de estimação apontaram um grande aumento no interesse na adoção de um bichinho, principalmente na região de Nova York, uma das mais atingidas pela Covid-19.

A Best Friends Animal Society, uma ONG que atua em todo o território norte-americano, fechou as portas de seu abrigo nova-iorquino por uma ótima razão: todos os cães e gatos resgatados que viviam ali foram adotados.

Com muitas pessoas vivendo sozinhas, os pets tornaram-se uma companhia importante, além de um laço de afeto necessário para se combater a depressão. Quem sabe esse movimento continue depois da pandemia?

Fonte: CBS

Wuhan encerra quarentena

A cidade de Wuhan, que foi onde começou o surto da Covid-19, já foi reaberta, ou seja, saiu do isolamento de quase três meses. Os hospitais temporários abertos emergencialmente para tratar os pacientes graves já foram fechados.

Aos poucos, empresas, comércios e parques voltam a ser abertos, as viagens a ser permitidas, mas as escolas seguirão fechadas, assim como bares e restaurantes. As regras de distanciamento e uso de máscaras continuarão valendo, para evitar uma segunda onda da doença, mas os habitantes podem agora caminhar pelas ruas, sem aglomerações.

Fonte: O Globo

 

Cidade fluminense se torna modelo de boas práticas

Niterói, no litoral fluminense, ganhou as páginas dos jornais internacionais ao ser mostrada como modelo de boas práticas tanto quanto à saúde quanto na segurança econômica da população.

A maior parte de seus habitantes tem ficado em casa, a circulação de táxis foi proibida e a de ônibus, reduzida. As praias foram interditadas no começo de março, e o governo conseguiu garantir auxílio financeiro para a população e crédito para os pequenos e médios empresários.

Até o momento, a cidade teve apenas 130 casos confirmados e 6 mortes pela Covid-19.

Fonte: Uol

Livro para ajudar as crianças a lidar com a pandemia

Resultado de uma colaboração entre mais de 50 organizações que atuam no setor humanitário – inclusive a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Alto Comissariado para os Refugiados (Acnur), além das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, o livro “Meu herói é você: como as crianças podem lutar contra a Covid-19” foi lançado para tentar ajudar crianças de 6 a 11 anos a lidar com o isolamento e a ansiedade causadas pela pandemia.

Por meio de um personagem fantástico, Ario, a obra ensina as crianças e pré-adolescentes a se proteger (assim como aos amigos e à família), além de gerenciar suas emoções diante de uma mudança tão brusca de rotina e de expectativas.

Fonte: WHO (site da World Health Organization, em inglês)

 

Tem alguma boa notícia apesar para compartilhar, apesar do cenário atual? Conte para a gente!

 

Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

boas notícias covid-19 esperança quarentena solidariedade

Post navigation

Previous Post

O ensino a distância na quarentena: uma possibilidade pedagógica que veio para ficar

Next Post

Nós fazemos assim: dicas dos professores na quarentena

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#WebinarSingualaridades No próximo dia 11/03, qui #WebinarSingualaridades
No próximo dia 11/03, quinta-feira, às 19h30, a professora Marina Grilli compartilhará seus conhecimentos sobre o tema “CLIL e as possibilidades do ensino bilíngue no Brasil”. Participe desta conversa sobre esta abordagem de ensino! Faça sua inscrição no link na nossa bio.
#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
Load More... Follow on Instagram
back to top