Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

100 novos dias para (re) invenções na volta às aulas

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 15 de agosto de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Ser professor não é apenas uma vocação. Nem tampouco se resume a dominar uma técnica. Ser professor é, acima de tudo, ser um profissional de ensino, competente e legitimado por um conhecimento específico, exigente e complexo.

Ser profissional da educação hoje é saber continuamente se renovar em sua profissão. O professor nunca está pronto ou acabado, mas está sempre e continuamente em processo de (re)construção de saberes. Ser professor é, portanto, se colocar na posição de um eterno aprendiz.

Temos mais um semestre pela frente e, com isso, a possibilidade de fazermos melhor e, porque não, diferente. Esse período de volta às aulas pode ser uma excelente oportunidade para rever suas práticas e adotar novas estratégias pedagógicas.

Lembra aquele assunto que seus alunos tiveram dificuldade para aprender no semestre passado? Sabe aquele tema que nunca te desperta novas ideias, mas que você sabe que poderia ser trabalhado de uma nova forma? E aquele conteúdo que seus alunos não se engajam porque não percebem sua utilidade?

Serão cerca de mais 100 dias letivos para se (re)inventar em sala de aula. Para isso, o Singularidades reuniu temas importantes e os transformou em cursos para que você, professor, possa se inspirar neste novo semestre: 

1. Gênero e relações étnico-raciais no âmbito da educação para crianças e adolescentes

Este curso oferece uma proposta curricular focada no desenvolvimento acadêmico e aprofundamento teórico, além da proposição de debates e da construção de estratégias que possibilitem ao professor tecer práticas pedagógicas que incluam discussões sobre identidades de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais.

 

2. Metodologias e estratégias para a aprendizagem ativa

Oferecer oficinas de aprendizagem ativa, em diálogo com referenciais teóricos nacionais e internacionais que subsidiem tais práticas é nosso objetivo neste curso. Ao longo das oficinas, os participantes terão a oportunidade de experimentar, compreender e refletir sobre os principais aspectos que compõem tais metodologias e estratégias.

 

3. Avaliação Educacional: concepções e práticas

Este curso tem como foco examinar e discutir de maneira mais aprofundada as concepções e práticas avaliativas atuais, com o objetivo de propor práticas de avaliação que efetivamente funcionem como ferramentas de (re) planejamento e acompanhamento do aprendizado.

4. Educação para a construção de projetos de vida: aportações para o cumprimento das diretrizes da BNCC

Após ter sido mencionada na BNCC como objetivo primordial do Ensino Médio, a construção de projetos de vida ganhou relevância absoluta e passou a ser compreendida como uma importante medida para aprofundar o sentido dessa etapa da escolarização. Nosso curso tem o objetivo de formar educadores capazes de criar e implementar um currículo que contribua para que os projetos de vida dos estudantes sejam orientados por um sentido ético, a fim de impactarem positivamente o mundo comum.

5. PPP – Projeto Político Pedagógico, nós escolhemos o caminho que queremos

Cada escola no Brasil precisa ter seu Projeto Político Pedagógico – PPP. É lei. No entanto, de um modo geral, esse é um documento que passou a existir, na maioria das vezes, como um instrumento burocrático.

Este curso tem o objetivo de entender a função do PPP na escola, proporcionar aos cursistas a possibilidade de desenvolver ou aperfeiçoar seu PPP e promover uma reflexão que possibilite o aperfeiçoamento dos canais de participação de todos na escola, ampliando o olhar do que significa conviver na escola e conviver na comunidade.

6. Campos de Experiências na Educação Infantil: como planejar o trabalho pedagógico de acordo com a BNCC

A partir de 2017, todos os currículos da etapa da Educação Infantil precisarão se atualizar segundo a nova Base Nacional Comum Curricular. Muitas mudanças estão em curso e os professores se perguntam: o que muda e o que permanece a partir da promulgação da Base?

Como planejar levando em conta os direitos de aprendizagens e, sobretudo, os campos de experiências? Este curso visa apoiar os professores nesse momento de aproximação das principais ideias da BNCC, dando-lhes os princípios do planejamento que atendam às condições de experiência nos diferentes campos.

7. Liderança escolar – Inspirado no modelo inglês de formação de gestores (em parceria com o British Council)

O Curso Liderança Escolar – Inspirado no modelo inglês de formação de gestores, concebido e oferecido pelo British Council em diversos países, proporciona aos participantes uma experiência de desenvolvimento profissional baseada na trajetória inglesa nesse campo. Ao mesmo tempo em que seu referencial teórico-metodológico tem por base o case internacional de sucesso da Inglaterra, o percurso formativo do programa dialoga diretamente com demandas dos participantes, articulando momentos de reflexão com intensas atividades práticas individuais e colaborativas.

8. Novas estratégias docentes e novas tecnologias para o ensino bilíngue

Educação bilíngue é um tema que está em alta circulação no momento. Dentro dessa temática, este curso traz discussões e experimentações de novas maneiras de aprender e ensinar no contexto da Educação Bilíngue a partir do uso de tecnologias colaborativas, aplicações de metodologias ativas e da visão do/a estudante como protagonista.

Escolha seu tema de interesse e se junte a nós neste processo de (re)invenção da educação!

Para saber mais, visite nosso website. Clique aqui.

 

 

Antonieta Heyden Megale é doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pedagoga e bacharel em Comunicação Social. É coordenadora dos Cursos de Extensão e da Pós-Graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades.

 

Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

 

 

aprendizagem continuada cursos de extensão invenções na volta às aulas

Post navigation

Previous Post

Educação e política, duas forças inseparáveis

Next Post

Conteúdos em vídeo: os usos indicados pela BNCC em sala de aula

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#WebinarSingualaridades No próximo dia 11/03, qui #WebinarSingualaridades
No próximo dia 11/03, quinta-feira, às 19h30, a professora Marina Grilli compartilhará seus conhecimentos sobre o tema “CLIL e as possibilidades do ensino bilíngue no Brasil”. Participe desta conversa sobre esta abordagem de ensino! Faça sua inscrição no link na nossa bio.
#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
Load More... Follow on Instagram
back to top