Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

A BNCC e o uso de recursos mais atrativos na educação

Romane Fortes, coordenadora da pós-graduação do Instituto Singularidades, comenta algumas das vantagens pedagógicas que a nova BNCC prevê para uso em sala de aula

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 18 de novembro de 2019
  • in Posted in PARA APRENDER / BNCC / Destaques / PARA APRENDER
  • 0

A utilização de metodologias ativas é um desafio inerente à educação no século XXI. Sem dúvida, com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) isto ficou mais evidente, quando o foco do processo de ensino e aprendizagem deixa de ser o conteúdo, e passa a ser o desenvolvimento de competências que vão muito além dos aspectos cognitivos, abrangendo não só a mobilização de conceitos e procedimentos,  mas também competências  socioemocionais e atitudinais.

Neste sentido, a sala de aula identificada como “tradicional” não responde mais às necessidades impostas por esta nova perspectiva educacional. Portanto, as decisões pedagógicas deverão, cada vez mais, utilizar estratégias pedagógicas inovadoras com o objetivo de, ao longo da educação básica, possibilitar aos estudantes continuarem sendo gestores de sua aprendizagem e cada vez mais preparados para os desafios que a sociedade atual nos impõe.

 Crescente a cada ano, o uso de tecnologias na educação já vem sendo discutido mesmo antes da BNCC, porém, o documento trouxe à luz algumas questões diversas e importantes sobre o tema. Uma das 10 competências gerais da base destaca sua relevância:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer o protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (Competência Geral 5, BNCC, p. 09)

Portanto, um grande desafio que se apresenta para as escolas e redes de todo o país é incluir ou intensificar em seus currículos estratégias para o desenvolvimento das tecnologias, da cultura e da comunicação nos meios digitais.

Paralelamente, é necessário ampliar os horizontes para que os estudantes possam desenvolver uma atitude crítica em relação ao conteúdo e sua própria produção midiática  e digital.

Aulas mais interessantes e protagonismo dos alunos

Aos professores que buscam dicas para tornar suas aulas mais interessantes, penso que o mais importante é ver o estudante como protagonista do seu processo de aprendizagem, e isto pode ocorrer deste os primeiros anos de sua formação até o final da educação básica, considerando como enfoque as mudanças trazidas pela BNCC.

Outro aspecto importante é entender que os estudantes não têm um percurso único, aprendendo de formas diversas e em tempos diferentes.

Assim, os professores são desafiados a oferecer experiências pedagógicas diferenciadas que, com certeza, ampliarão as oportunidades de êxito das aprendizagens  essenciais definidas pela BNCC.

As estratégias são variadas. Vão desde Project Based Learning (PBL) – ou aprendizagens baseadas em projetos – por meio do qual os alunos são desafiados a resolver um problema coletivamente, até aprendizagens em grupos (Team Based Learning – TBL), nas quais os grupos ou times são levados a solucionar uma questão e mobilizam as competências do grupo para alcançar seus objetivos.

Assim, as atividades didáticas devem ser planejadas com foco nas necessidades do aluno e em estratégias múltiplas para atender seus objetivos, sendo o mais importante a efetiva aprendizagem de nossos estudantes.

 

 

Romane Fortes é Coordenadora Geral da Pós-Graduação do Instituto Singularidades

 

 

 

Para saber mais: https://loja.isesp.edu.br/cursos/todososcursos/bncc-do-curriculo-a-sala-de-aula/

Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

aulas mais atrativas BNCC desenvolvimento de aptidões desenvolvimento de competências

Post navigation

Previous Post

A avaliação por competências e o futuro do desempenho na escola e na vida

Next Post

Graduação em Pedagogia: o currículo do curso do Instituto Singularidades e a formação profissional

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
Load More... Follow on Instagram
back to top