Em tempos em que 63 milhões de brasileiros estão endividados – o número atualizado é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) – muita gente demonstra e comenta jamais haver sido ensinada no sentido de poupar ou investir o dinheiro ganho de forma responsável. A escola teria um papel fundamental para cobrir esta lacuna, trazendo aos alunos elementos de educação financeira desde a educação infantil.
Agora, com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental e da educação infantil finalmente há campo para este componente curricular se tornar mais presente nas escolas do Brasil.
Segundo Antonio Alexandre, professor da disciplina Didática para o Ensino de Educação Financeira do Instituto Singularidades, já havia uma orientação nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para trabalhar com assuntos pertencentes ao eixo Sociedade e Consumo.
Entretanto, conta o professor, a quantidade de indivíduos e empresas com dívidas gigantescas é a prova cabal de que o trabalho não alcançou êxito. Por isso a importância desta disciplina.
“Discutimos em sala de aula caminhos para trabalhar educação financeira no âmbito escolar, ao longo de toda a educação básica, sempre buscando auxiliar o cidadão nas escolhas conscientes sobre a administração dos seus recursos”, explica Alexandre. Temas como seguros, direitos e deveres, planejamento, previdência, crédito, consumo e poupança são abordados.
O professor acredita que os conteúdos sobre matemática financeira são ferramentas importantes para ajudar na tomada de decisões sobre consumo ou investimentos, e por isso vem ganhando mais interessados a cada ano. No último ano, três trabalhos de conclusão de curso foram voltados para o tema.
Alexandre ressalta, também, a importância que o ensino e a aprendizagem da matemática financeira tem não apenas na vida privada, mas também em sociedade do professor e de seus alunos. “Um dos grandes objetivos da disciplina é promover o exercício da cidadania, por meio da educação financeira e previdenciária”, finaliza.
Antonio Alexandre é professor das disciplinas Introdução à Matemática e Didática para a Educação Financeira, na graduação em Matemática do Instituto Singularidades
Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/matematica-graduacao/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br