Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Alfabetização e BNCC: os desafios que vêm por aí

As professoras Cristiane Mori e Antonieta Megale falarão no Bett Educar sobre os desafios e das oportunidades que a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa para a alfabetização

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 13 de maio de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER / PARA ENSINAR
  • 0

Até a década de 1980, a alfabetização era discutida em termos do melhor método para se alfabetizar, ou seja, tinha destaque o “como ensinar”. A psicogênese da língua escrita deslocou a discussão para a natureza do objeto de conhecimento e, consequentemente, para o processo que a criança trilhava para descobrir a natureza e as propriedades desse objeto. Na nova BNCC, o foco está nas competências leitora e escritora e, por decorrência, nas habilidades que a criança deve desenvolver para se alfabetizar.

Para compreender o que a BNCC propõe e, principalmente, para implementar essa proposta nos currículos, é preciso disciplinar o olhar e considerar não apenas as habilidades gerais previstas para todos os campos de atuação dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, mas também para aquelas indicadas para os campos de atuação específicos – artístico-literário, de estudo e pesquisa, da vida cotidiana e da vida pública –, bem como para as quatro práticas de linguagem contempladas no documento: leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística e semiótica.

Somente esse olhar ampliado conduz à compreensão da proposta para a alfabetização prevista na BNCC e, sobretudo, para a possibilidade de construção de um currículo em que as crianças possam, de fato, desenvolver as habilidades necessárias para ler e escrever textos variados em situações significativas e contextualizadas.

A implementação desse documento e a organização de suas diretrizes em uma proposta curricular exige, assim, considerar como os quatro campos de atuação serão organizados e quais gêneros discursivos serão explorados em cada ano escolar.

As modalidades organizativas podem, aqui, se constituir em uma poderosa ferramenta que auxilia nessa organização: os gêneros do campo da vida cotidiana, por exemplo, podem estar nas atividades permanentes, considerando-se, sobretudo, sua potência para as atividades que promovem a análise e a reflexão sobre as propriedades do sistema de escrita: parlendas, cantigas, quadrinhas, listas, bilhetes etc.

Os gêneros do campo artístico-literário podem ser focalizados em sequências de atividades que, explorando as propriedades temáticas, composicionais e estilísticas dos gêneros, contribuem para sua leitura e produção textual.

O campo da vida pública propõe gêneros que também podem ser focalizadas em sequências de atividades, como é o caso das notícias, reportagens, carta de leitor; alguns que podem gerar projetos, como os álbuns noticiosos e outros que podem estar em atividades pontuais, como cartas de reclamação, abaixo-assinados e regulamentos.

O mesmo se dá em relação ao campo das práticas de estudo e pesquisa, cujos gêneros podem estar em sequências de atividades (os verbetes de curiosidade, por exemplo); em projetos, como as entrevistas, gráficos e infográficos; em atividades pontuais, com os relatos de experimentos, ou em atividades permanentes, como é o caso dos enunciados de tarefas escolares.

Observa-se, então, que o esforço das equipes docente e de gestão deve estar na construção de um currículo que não se limite às habilidades voltadas ao sistema de escrita alfabético-ortográfico, mas que promova o aprendizado dessas habilidades em práticas de leitura, produção de textos e oralidades formatadas pelos diferentes campos e seus gêneros.

 

O papel da educação bilíngue

Nesse complexo cenário, não podemos nos esquecer de uma modalidade educativa, não mencionada pela BNCC, mas que cresce substancialmente no setor privado – a escola bilíngue.

Na era de mundialização da comunicação, globalização da economia e planetarização das relações internacionais, os brasileiros, de forma geral, demonstram um interesse cada vez maior em aprender línguas estrangeiras de prestígio, principalmente, o inglês, devido, não só ao fato de que essa língua exerce o papel de comunicação mundial por excelência, mas, também, pela representação que circula comumente no imaginário nacional de que ela proporcionaria maiores possibilidades de ascensão social.

Como decorrência do aumento do interesse pela aprendizagem de línguas estrangeiras, de um modo geral, e particularmente do inglês, assistimos a um aumento do número de brasileiros que, tendo as condições financeiras necessárias, optam por matricular seus filhos em colégios internacionais ou escolas bilíngues.

Esse último fato tem feito com que o termo “bilinguismo” e a expressão “educação bilíngue” estejam, agora, muito mais em evidência nos discursos que circulam na sociedade brasileira, do que ocorria anteriormente.

Nessa direção, focalizo em minha apresentação um dos aspectos mais controversos no âmbito da educação bilíngue: o processo de alfabetização. Tema de intermináveis discussões por parte de profissionais da área e grande fonte de ansiedade entre pais de crianças que estudam em instituições bilíngues, o processo de alfabetização divide opiniões e gera inúmeros questionamentos, como:

– Existe algum risco ou prejuízo para a criança que desenvolve habilidades de escrita e leitura nas duas línguas simultaneamente?

– Desenvolver habilidades de escrita e leitura em duas línguas simultaneamente cria uma demanda cognitiva e emocional desnecessariamente elevada para a criança?

– É mais fácil para o aluno e, portanto, mais eficaz ser alfabetizado em sua língua materna e só depois ter contato com a escrita e com a leitura na outra língua?

– Quais métodos são os mais adequados para esta realidade?

As escolas bilíngues no Brasil têm se posicionado diferentemente frente a essas questões e adotam posturas diversas em relação ao processo de alfabetização que se revela por meio de diferentes escolhas metodológicas no ambiente escolar.

Venham conversar com a gente sobre todas essas questões na quarta-feira, dia 15, das 12h às 13h, no Bett Educar, no auditório 6.

 

 

Cristiane Mori é mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas (UEL-UNICAMP) e fonoaudióloga pela Pontíficia Universidade Católica (PUC-SP). É professora da licenciatura em Pedagogia do Instituto Singularidades. 

 

Antonieta Heyden Megale é doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pedagoga e bacharel em Comunicação Social. É coordenadora da pós-graduação em Educação Bilíngue no Instituto Singularidades

 

Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

alfabetização; Bett Educar educação infantil

Post navigation

Previous Post

Como transformar o podcast em recurso pedagógico na sala de aula?

Next Post

Singularidades no Bett Educar: multiplicidade e reflexões sobre a educação

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#CursosdeExtensãoSingularidades Você sabe o que #CursosdeExtensãoSingularidades
Você sabe o que é abordagem CLIL? Arraste para o lado para conhecer. Caso queira se aprofundar, o curso de extensão “Educação bilíngue: a abordagem CLIL”, ministrado pela professora Mariana Grilli, foi desenvolvido para atuantes na Educação Bilíngue e que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre planejamento e execução de aulas CLIL. Acesse o site pelo link na nossa bio para saber mais!
#WebinarSingualaridades No próximo dia 11/03, qui #WebinarSingualaridades
No próximo dia 11/03, quinta-feira, às 19h30, a professora Marina Grilli compartilhará seus conhecimentos sobre o tema “CLIL e as possibilidades do ensino bilíngue no Brasil”. Participe desta conversa sobre esta abordagem de ensino! Faça sua inscrição no link na nossa bio.
#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
Load More... Follow on Instagram
back to top