Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Metodologias ativas na educação

No texto a seguir, a professora Lilian Bacich explica que nas metodologias ativas espera-se que o educador seja um mediador, um parceiro na construção de conhecimentos, e não o principal ator do processo

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 7 de agosto de 2018
  • in Posted in PARA ENSINAR
  • 0

Não é de hoje o estudo sobre a inserção de metodologias ativas na educação, sobretudo por meio do uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem. Desde o final do século passado, com a introdução do uso dos computadores na escola, diversas pesquisas vêm sendo realizadas para identificar estratégias e consequências dessa utilização.

O envolvimento das instituições de ensino, professores e demais profissionais da educação nesse processo de implementação das tecnologias digitais é considerado um desafio, e discussões sobre o tema são recorrentes em diferentes instâncias.

Sabemos que o processo de aprendizagem é único e diferente para cada ser humano, e que as pessoas não aprendem da mesma forma, no mesmo ritmo e ao mesmo tempo.

Metodologias ativas englobam uma concepção do processo ensino-aprendizagem que considera a participação efetiva dos estudantes na construção de conhecimento, valorizando as diferentes formas que os estudantes podem ser envolvidos nesse processo, para que possam desenvolver a autonomia por meio de ações em que assumam uma postura realmente protagonista.

 

Diferentes possibilidades

Embora não haja consenso em relação a esse objeto de estudo, historicamente avançamos em direção à superação de visões reducionistas que apresentam as metodologias ativas como um conjunto de estratégias que os professores utilizam em algumas de suas sequências didáticas, como uma “receita de bolo”, e que apenas enriquecem as formas de condução das aulas.

Nessa concepção, mais do que esse conjunto de estratégias, o que se espera é que cada vez mais o educador se posicione como um mediador, um parceiro na construção de conhecimentos e que, consequentemente, não se coloque no centro do processo.

Quem está no centro do processo é o estudante e a construção do conhecimento ocorre por meio das relações que este estabelece com o educador, com os pares e com o objeto do conhecimento. No mundo atual, marcado pela aceleração e transitoriedade das informações, o centro das atenções passa a ser o sujeito que aprende, considerando a diversidade e a multiplicidade dos elementos envolvidos nesse processo.

Ao pensar nesses novos papéis, as estratégias metodológicas passam a ser analisadas como possibilidades de avançar, em sala de aula, para além dos conteúdos conceituais de aprendizagem, mas envolvendo conteúdos relacionados a processos e atitudes no planejamento.

Pensamento científico, crítico e criativo, empatia, autoconhecimento são competências importantes que passam a fazer parte do planejamento das aulas não apenas como um efeito colateral, mas como o fio condutor de experiências de aprendizagem.

O Ensino Híbrido configura-se como uma das possibilidades de integração das tecnologias digitais nos planejamentos das aulas. As experiências de aprendizagem planejadas incorporam a construção coletiva de conhecimentos e as tecnologias digitais são consideradas recursos para essas ações colaborativas, são meios, e não fins.

A aula no modelo de Rotação por estações é uma das estratégias muito utilizadas no Ensino Híbrido e favorece a personalização ao organizar os estudantes em grupos heterogêneos e oferecer experiências que mobilizam diferentes recursos cognitivos em atividades colaborativas.

STEAM: abordagem integradora

No curso de pós-graduação em metodologias ativas do Instituto Singularidades, coordenado e idealizado por Lilian Bacich, várias abordagens estão envolvidas na formação dos educadores, muitas delas inspiradas no livro Metodologias ativas para uma educação inovadora, que conta com capítulos escritos por vários professores da instituição.

A abordagem denominada STEAM (que envolve Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), por exemplo, oferece condições para a integração de vários componentes curriculares com o objetivo de resolver um problema.

Ao trabalhar em grupo, orientados pelo professor, mas com diversas possibilidades de desdobramento de sua ação, os alunos têm oportunidade de colaborar, interagir, construir, testar, repensar. Os alunos contaram, no dia 9 de junho, com oficinas explorando essa abordagem conduzidas por dois professores do curso: Tiago Eugênio e Leandro Holanda.

 

Para mais informações: singularidades@singularidades.com.br
Saiba mais: http://bit.ly/metodologiasativassingularidades 

 

Lilian Bacich é Bióloga pela Universidade Mackenzie; Pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP);  Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). 

Post navigation

Previous Post

Ensino bilíngue: mitos e verdades

Next Post

Atualidades na formação

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesMetodologias e novas abordagens . . .

A Neurociência e a Educação: potencialidades e possibilidades

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 20 de janeiro de 2021
  • 0
Posted inBNCCDestaques . . .

O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 13 de janeiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

A autoeficácia docente e os desafios da educação inclusiva

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 6 de janeiro de 2021
  • 0
Posted inComponentes curricularesDestaques . . .

Metodologias ativas para uma educação inovadora

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 16 de dezembro de 2020
  • 0

institutosingularidades

#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
#AconteceuNoSingularidades Nesta semana, nossos no #AconteceuNoSingularidades
Nesta semana, nossos novos alunos de Pedagogia participaram de um bate-papo com a Coordenação do curso. Além de darmos as boas-vindas aos estudantes, a coordenadora Cris Nogueira falou sobre a dinâmica do curso e apresentou a grade curricular, entre outros assuntos. Sejam bem-vindos e bem-vindas!
#LetrasSingularidades As inscrições para quem qu #LetrasSingularidades
As inscrições para quem quer estudar Letras em 2021 estão abertas! Venha fazer um curso diverso, culturalmente enriquecedor e que traz para a sala de aula os territórios e a realidade do aluno. O vestibular será realizado de forma remota, por meio de redação on-line. Acesse o link da nossa bio para fazer sua inscrição.
Load More... Follow on Instagram
back to top