Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Atualidades na formação

Lucia Helena Couto, professora do curso de Graduação em Letras do Instituto Singularidades, conta como tratar de temas contemporâneos está impactando positivamente a formação de novos professores

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 9 de agosto de 2018
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Há um consenso de que os cursos de formação de professores estão muito longe de responder às expectativas dos sistemas de ensino, sejam eles, público ou privado. Muito também vem sendo falado e discutido sobre o assunto, e algumas mudanças já se deram, principalmente no campo legal e regulador.

Um exemplo são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica instituída pela Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.

Esta resolução estabelece como princípio formulador da política uma sólida formação teórica e interdisciplinar, trabalho coletivo e interdisciplinar,unidade entre teoria-prática, compromisso social e valorização do profissional da educação, gestão democrática, avaliação e regulação dos cursos de formação.

Sabemos que Lei e seus derivados se transformam em letra morta se não tivermos o engajamento necessário para uma ação de fato transformadora.  É nesse sentido que o Instituto Singularidades tem desenvolvido sua prática formadora com seus alunos e futuros mestres que se apresentam e se apresentarão aos sistemas de ensino.

 

Nova matriz curricular

Desde 2017, vimos aplicando uma nova matriz curricular de formação de professores pedagogos e licenciados em Língua Portuguesa e Matemática no Instituto Singularidades. Além de uma estrutura inovadora de acompanhamento do estágio do aluno, que tem início já no 1º semestre dos cursos, onde por meio da permanente observação e reflexão da prática são abertos novos caminhos para a futura prática docente, arriscamos, também, em implantar uma disciplina que tem como pretensão introduzir temas contemporâneos, que, muitos deles, não possuem conteúdos relacionados diretamente a atividade do ensino e aprendizado  para o levantamento da bibliografia a ser indicados aos alunos e futuros professores.

A disciplina Seminários Temáticos sobre a Docência tem, além de oito temas que intitulamos no currículo como Micros Manifestos, um formato inédito na organização da estrutura curricular a ser disponibilizada semestralmente às três licenciaturas.

Com uma carga semestral de 20 horas, durante uma semana inteira, os alunos são imersos num amplo conteúdo debatido em vários formatos, seja oral, áudio visual e sempre com características interativas. A curadoria dos temas prevê a vinda de diversos especialistas renomados no assunto para uma interação em diversos formatos com todos os alunos da faculdade.

Cultura e Educação, Investigação e Pesquisa, Compromisso com a Educação Pública, Ética, Solidariedade e Intervenção Social, Desenvolvimento Integral/Autoconhecimento, Sustentabilidade Humana, Cidades e Territórios e Culturas Digitais são os temas a serem trabalhados nos oito semestres que organizam as três licenciaturas.

A inclusão desses temas contemporâneos tem como objetivo aumentar o repertório dos alunos/futuros professores, além de possibilitar a reflexão sobre questões fundamentais de nosso tempo.

Nesse aspecto, a falta de relação direta, que muitos desses temas têm com o universo do mundo da educação, tem sido um dos desafios desse aspecto inovador da nova matriz curricular.

Acabamos de concluir a terceira edição da disciplina, que teve início no primeiro semestre de 2017, e já podemos afirmar que a resposta dos alunos a ela tem sido muito positiva no sentido de que os vimos inteiramente engajados em conteúdos até então estranhos à formação do docente.

Relacionarem-se com especialistas e conteúdos multidisciplinares configura-se como um aspecto enriquecedor e formulador de um novo perfil profissional.

Temos muito a comemorar, mas muito a organizar ao estruturar uma perspectiva formativa que situe esse ainda jovem profissional em um universo multicultural e diverso para que ele tenha as condições mínimas de enfrentar os desafios da atualidade que se impõem a cada dia em todo meio social.

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br

Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

 

Lucia Couto é Mestre em Educação – Currículo (PUC-SP). Trabalhou nas prefeituras de Diadema e Ribeirão Pires como gestora de políticas públicas em educação.

 

atualidades disciplinas inovadoras formação de professores

Post navigation

Previous Post

Metodologias ativas na educação

Next Post

Ser professor 

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#PedagogiaSingularidades Uma formação integral, #PedagogiaSingularidades
Uma formação integral, que valoriza o protagonismo do aluno, o trabalho em equipe e o diálogo entre a teoria e a prática: estude Pedagogia no Singularidades. As inscrições para o vestibular, que acontecerá por meio de redação on-line, já estão abertas: https://bit.ly/2WBc9zN
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
Load More... Follow on Instagram
back to top