Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

CCXP e educação: o que a o maior festival de cultura pop do mundo traz para a sala de aula?

Quadrinhos, séries, filmes, games e outros elementos da cultura pop podem ser usados na escola para renovar aulas e melhorar a relação professor-aluno

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 18 de dezembro de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA ENSINAR
  • 0

Como vem se dando a conversa entre universo das séries, dos quadrinhos, do cosplay, dos games e das grandes produções de cinema com a escola? Entre os 280 mil participantes da Comic Con Experience (CCXP) não haviam apenas adolescentes ávidos pelas novidades ou para ver seus ídolos de perto, mas também famílias com crianças, idosos e muitos adultos, entre eles, vários professores que buscavam uma nova resposta para uma pergunta que se repete a cada edição do megaevento.

Considerado o maior evento de cultura pop do mundo, a oitava edição brasileira da CCXP ocupou os 115 metros quadrados da São Paulo Expo durante quatro dias (de 5 a 8 de dezembro), na capital paulista, e surpreendeu os presentes com convidados (de protagonistas do novo filme da saga Star Wars ao elenco da versão cinemetográfica da Turma da Mônica), palestras e minieventos especiais.

A CCXP é um caldo de cultura bastante rico para professores de todas as áreas, que podem buscar no mundo pop referências ou inspirações para renovar suas aulas, aproximar-se de seus alunos ou propor novos olhares para os componentes curriculares que ensinam.

Pelo segundo ano consecutivo, a equipe do Instituto Singularidades esteve presente no evento. Conversamos com os coordenadores Marcelo Ganzela, da graduação em Letras, e Margareth Polido Pires, da Matemática, sobre os aprendizados e observações feitos por eles durante a CCXP, e como tudo isso pode ser trazido o universo da educação.

 

Que ganhos o professor pode trazer para a sala de aula ao se aproximar da cultura pop, a alma do evento?

Margareth: Um professor que se envolva, se inclua e se permita compreender a cultura dos jovens, suas nuances, personagens, subjetividades estará mais preparado para compreender as juventudes, e as necessidades de expressão e comunicação que elas buscam.

Isso os aproxima, criando cenários diversos e mais potentes para os espaços de sala de aula, novas abordagens, contextos mais significativos e propostas de projetos e atividades que poderão encantar e a fomentar mais a participação.

 

O que a organização de um evento nestas proporções e com atividades múltiplas acontecendo ao mesmo tempo ensina sobre a gestão de congressos e feiras escolares?

Margareth: Oferece pistas de que atividades que possam integrar múltiplas linguagens e culturas são bem aceitas e bem-vindas entre os jovens. Parece claro que o tom do diverso é favorável para a atenção e para a construção de referências, para ampliar conexões, para buscar sentido e significado num viés de integração.

Além disso, espaços como esses, que suportam tal variedade,  se transformam em momentos bem importantes para o exercício da espera, do cuidado e da compreensão do direito do espaço do outro.  O autoconhecimento, a empatia, a cooperação, a responsabilidade e a cidadania contidas nas competências gerais 8, 9 e 10 da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), parecem particularmente envolvidas nesse processo.

 

Como o conhecimento informal dos quadrinhos, do cinema, das séries e de outros produtos culturais pode complementar o conteúdo formal dos componentes curriculares? Pode dar algum exemplo?

​Marcelo: Todas essas modalidades são narrativas (incluindo os games) e aprender por meio delas é umas das maiores potências já comprovadas desde que a humanidade se entende como tal.

Essas narrativas não são construídas a partir do vazio, elas se pautam em vivências que os autores tiveram, e essas vivências se referem a conhecimentos construídos em nossa história.

Exemplos: a série Game of Thrones pode ajudar a entender melhor como funcionava o sistema feudal na Europa da Idade Média; muitas HQ’s e mangás trazem dilemas humanos para a discussão (questões filosóficas mesmo); o cinema pode ser gatilho para discussões sobre ciências, geopolítica e análise do discurso, entre outras áreas do conhecimento.

 

Como as diferentes formas de linguagem podem auxiliar a comunicação aluno-professor, uma vez que existem muitas expressões e gírias usadas por eles que vêm dos games, filmes, séries e quadrinhos que eles consomem?

​Marcelo: Não há aprendizado sem que se estabeleça vínculo entre o aprendiz, o conhecimento e quem o ensina. [O pedagogo] Vigotsky já nos ensinou isso. E essa ligação se dá por meio de linguagem (ou linguagens).

As novas gerações estão muito mais imersas em um universo de multimodalidade e de múltiplas linguagens do que as gerações anteriores. Ao nos debruçarmos sobre esta forma de comunicar-nos, estamos dizendo aos jovens que estamos dispostos a dialogar com eles: damos o primeiro passo para estabelecer esses vínculos, essas trocas.

 

 

 

Marcelo Ganzela é mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em docência para a língua inglesa e licenciado em Letras pela mesma instituição. É coordenador da Licenciatura em Letras do Instituto Singularidades. 

 

 

 

 

Margareth Polido Pires é mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e licenciada em Ciências – Habilitação em Física pela Universidade de Bauru (UB) . É Coordenadora da Licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades.

 

 

 

Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/

Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

CCXP ComiCon Experience cultura pop na sala de aula novas ferramentas pedagógicas

Post navigation

Previous Post

8 podcasts sobre educação para aprender e usar em sala de aula

Next Post

Tendências para a educação dos próximos anos

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
Load More... Follow on Instagram
back to top