Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
As escolas devem estar abertas para tirar as dúvidas dos pais de alunos. Foto: Acervo Singularidades

Como as escolas podem se destacar na escolha dos pais

A temporada de escolher novas escolas já começou e é o momento das instituições apresentarem suas propostas pedagógicas aos pais e família de seus futuros alunos. A professora Angela Di Paolo Mota aponta alguns pontos que devem ser levados em conta para que as escolas destaquem-se neste processo

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 9 de outubro de 2018
  • in Posted in Sem categoria
  • 0

Nos meses de setembro e outubro já começa a movimentação de escolas, pais e alunos para o início do próximo período letivo. É quando as instituições devem buscar formas de divulgar sua proposta pedagógica, seus valores e objetivos. Conversamos com Angela Di Paolo Mota, professora e coordenadora no Instituto Singularidades, sobre quais esforços a escola deve fazer para atrair novos alunos e fortalecer-se enquanto instituição.

 

1 – Não existe uma escola ideal, uma vez que não existe apenas um tipo de estudante. Desta forma, cada escola deve apresentar seu projeto pedagógico por meio de conceitos que vão ao encontro dos valores dos alunos, e reforçar pontos em comum com o buscado pelos pais.

 

2 – Divulgar sua proposta e valores tornará mais claro aos pais dos futuros alunos como será a educação oferecida por aquela escola. Esta divulgação poderá ser feita por meio de site, reunião com os pais e folderes (distribuídos na região onde fica a escola ou disponíveis na própria instituição).

 

3 – Um ponto muito valorizado pelos pais de alunos é a formação dos professores. A escola deverá salientar o investimento que faz em seus docentes, seja por meio de cursos, de viagens de conhecimento e palestras com professores e especialistas de outras instituições ou de fora do país, para citarmos alguns exemplos. É importante também mostrar que tanto professores quanto a escola usam de ferramentas inovadoras para oferecerem um melhor ensino.

 

4 – Mostrar como são as relações de trabalho na escola. Existem escolas mais horizontalizadas, que funcionam com mínima hierarquia e igual peso de decisão entre docentes, coordenação e direção, e outras mais verticais, de estrutura tradicional. Este ponto deve ficar claro aos pais, para que não hajam dúvidas quanto à comunicação ou solução de conflitos mais adiante.

 

5 – Promover encontros com famílias para apresentar a proposta pedagógica da escola, cujo convite pode ser feito por meio de suas redes sociais ou e-mails pessoais. Durante esses encontros é importante manter mapas conceituais no mural da escola, que possam ser mostrados e consultados pelos pais durante os encontros e também fora deles, quando os alunos já tiverem sido acolhidos pela instituição.

 

6 – Mostrar que a escola está sempre pronta para colaborar e elucidar dúvidas dos pais. Para tanto, é importante contar sempre com profissionais que tenham propriedade e conhecimentos suficientes para demonstrá-los, e ter sempre uma pessoa que esteja à total disposição dos pais para consultas, seja por telefone, e-mail, site ou pessoalmente. É obrigatório ter-se em mente que uma escola é um espaço de acolhimento e, por isso, deve mostrar-se sempre aberta e disponível a toda a família.

 

7 – Ter contato com a comunidade por meio de eventos e uma agenda cultural aberta para todos, não apenas aos alunos e suas famílias. Vale tanto para feiras de ciências, mostras culturais, exposições, palestras com especialistas de fora da escola e festas. Criar este vínculo com a comunidade fortalece os laços dela com a escola, e vice-versa, além de gerar interesse e identificação entre potenciais futuros alunos.

 

8 – Divulgar parcerias que a escola tem com bibliotecas, museus e espaços culturais da mesma cidade. Além de uma forma inegável que mostrar as conexões da escola com o mundo das artes e das subjetividades, demonstra aos pais seu compromisso em oferecer um ensino que se estenda para além da sala de aula. Mostra também que a escola se preocupa com a ampliação do repertório cultural dos alunos, além dos conteúdos pedagógicos.

 

Angela Di Paolo é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Também é Coordenadora do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia: Práticas Educacionais e Contextos de Intervenção do Instituto Singularidades.

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

ensino fundamental ensino médio escola ideal escolha da escola

Post navigation

Post Anterior

De olho na educação, de olho na política: seu voto na eleição pode decidir o futuro do Fundeb

Próximo Post

Qual o papel da cultura digital na educação?

Posts Populares

  1. A poesia invade as ruas com uma nova cara: o Slam

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 20 de setembro de 2018
  2. Como a escola prepara os líderes do futuro

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 8 de janeiro de 2019
  3. Resenhas de literatura infantil: uma nova série do Blog Singularidades

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 16 de abril de 2019
  4. O vídeo como ferramenta educativa

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 1 de agosto de 2019


Siga nossas Redes Sociais

twitterfacebookinstagramlinkedin

Posts Relacionados

Posted inDestaquesPARA ENSINAR . . .

Dia Mundial do Refugiado: integração por meio da educação

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 19 de junho de 2019
  • 0
Posted inDestaquesPARA APRENDER . . .

A importância das operações matemáticas básicas no dia a dia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 23 de maio de 2019
  • 0
Posted inSem categoria

Curso “Alfabetização e Práticas de Linguagem”

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 22 de agosto de 2018
  • 0
Posted inSem categoria

A BNCC foi lançada, e agora?

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 20 de agosto de 2018
  • 0

Instagram

  • #LetrasSingularidades
A professora Márcia Pereira realizou um sarau para rever os conteúdos da matéria da aula de "Poesia Brasileira". Veja que legal!
  • #PedagogiaSingularidades
Na disciplina de Libras ministrada pelos professores Tiago e Carla, alunos do curso de Pedagogia elaboram jogos e brincadeiras pensando em alunos surdos nas escolas.
  • #SingularidadesNaBettEducar
Agradecemos a todos que estiveram conosco na @_betteducar 2019. Seja os que visitaram nosso estande, assistiram às palestras dos nossos professores ou que querem, como nós, transformar a educação. Muito obrigado!
#BettEducar
  • #SingularidadesNaBettEducar
Olha só como foi nosso terceiro dia na Bett Educar 2019! Nossas professoras Ana Tatit, Carolina Videira e Letícia Lyle compartilharam seus conhecimentos e habilidades em palestras e workshops. Você pode conferir todos os convidados do nosso estúdio #PodcastsSingularidades no Facebook. Amanhã é o último dia, não perca a oportunidade de conhecer nossos mestres Paulo Freire, Jean Piaget e Maria Montessori!
#BettEducar
  • #SingularidadesNaBettEducar
Nossa professora Ana Tatit, junto com a professora Maristela Loureiro, realizaram o workshop "As linguagens artísticas e lúdicas como potências expressivas no currículo escolar" na Bett Educar 2019. Nossos mestres da educação também deram uma passadinha por lá, confira!
#BettEducar
  • #SingularidadesNaBettEducar
Mais um ano o Singularidades marcou presença na Bett Educar. Veja como foi a nossa experiência! Assista ao vídeo completo no nosso canal do YouTube. 
#BettEducar

Siga o @institutosingularidades

Voltar para o topo