Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Como construir novas formas de aprendizagem digital?

A diretora de Estratégia e Novos Negócios do Instituto Singularidades nos contou quais as mudanças que vêm surgindo neste cenário de mil possibilidades e potenciais

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 16 de maio de 2019
  • in Posted in COMO GERIR / Destaques
  • 0

A Educação a Distância (EAD) vai continuar a crescer? Como criar cursos e modalidades de aprendizagem digital que mantenham o aluno engajado? Como esse processo de criação acontece? Alini Dal Magro, diretora de Estratégia e Novos Negócios do Instituto Singularidades nos deu algumas destas e outras respostas na entrevista a seguir. Alini tratou deste tema em sua palestra no primeiro dia (14 de maio) da Bett Educar, com casa cheia.

 

O tema da sua palestra foi “Construção de Experiências de Aprendizagens Digitais”. Que aspectos deste tema você abordou?

Em minha apresentação falei de como foi concebida a construção das experiências digitais de aprendizagem do Instituto Singularidades. Parti da nossa missão, que é mudar a educação brasileira por meio da formação de professores e, neste contexto, tratei do nosso desafio de estruturar uma área de cursos on-line de maneira inovadora.

Para construir essas experiências, usamos algumas bases. A primeira é o conceito de VUCA [sigla do inglês Volatility, Uncerntainty, Complexity and Ambiguity], que se refere à realidade em que vivemos, num mundo hoje mais volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Depois vêm algumas coisas que são características do nosso trabalho no Instituto Singularidades, que é a investigação sobre a prática, as ênfases didáticas, a ampliação de repertório cultural e de conexões e, por fim, as múltiplas linguagens de [cientista norte-americano] Howard Gardner.

Nós usamos esses itens como referência para criar as nossas experiências digitais de aprendizagem. Isso foi feito a partir da premissa de considerar o nosso usuário como o centro deste movimento. Elaboramos um processo de construção de personas (perfis elaborados de acordo com necessidades específicas), falando com pessoas que trabalham na área de educação, fossem elas professores da rede pública ou da privada.

A partir destas conversas, entendemos quais eram as suas dores, os seus ganhos, os seus pontos de atenção e como a gente poderia ajudá-los nisso. Depois categorizamos essas personas e fizemos reuniões internas com o time, para definir como seria o nosso produto. Por fim, chegamos à proposta de valor dos nossos cursos on-line, que é resolver problemas práticos do dia a dia do professor.

Isso está pautado no que acreditamos no Singularidades que deva ser um professor reflexivo, mas principalmente, dentro deste mundo que muda toda hora – que é incerto e ambíguo – e das múltiplas linguagens. Essa geração é muito diferente da dos professores, então tivemos de refletir muito sobre como se conectar mais com esses alunos, e em formas de facilitar este processo de ensino e de aprendizagem.

 

Que tendências de aprendizagem digitais em sala de aula você avalia como promissores nos próximos anos?

Eu acredito que os modelos digitais vão ganhar cada vez mais espaço. Um dos que acho mais promissores é a produção de podcasts, seja feito por alunos ou não. Além disso, penso que infográficos, vídeos, histórias em quadrinhos, todos esses objetos são trends para os próximos anos.

Mas se eu puder apostar em duas tendências, com certeza podcasts e quadrinhos (que trabalham muito bem a transposição de algo complexo para um formato mais simples e claro) seriam as minhas escolhas.

 

A EAD entra nesta lista? Você acredita que esta modalidade de ensino está em movimento de mudança?

Entra, mas no Singularidades não utilizamos mais essa sigla. Agora estamos trabalhando com Experiências Digitais de Aprendizagem (EDA), porque acreditamos que define melhor uma experiência que o professor precisa ter para ensinar melhor.

Cada vez mais as pessoas têm acesso de qualidade à internet, e por isso acredito que todos os projetos digitais tendem a crescer muito nos próximos anos, desde que essa modalidade de ensino se aproxime mais da realidade do estudante.

Hoje, em muitas situações os produtos digitais nada mais são que a representação de um curso presencial. Por exemplo, uma vídeo-aula que nada mais é que um professor escrevendo no quadro negro: isso é exatamente a mesma realidade de uma aula presencial.

O que acreditamos é que o EDA precisa ser diferente. Eu posso usar o mesmo recurso, que é o vídeo, mas não produzido como se fosse uma aula presencial. Há a possibilidade de se criar animações, roteiros, usar outros modelos de aprendizagem no digital muito mais ricas.

Por isso, creio que esta modalidade está tomando um outro rumo, e é importante a gente beber de outras fontes, seja do cinema, do teatro, da música e de tantos outros lugares para desenvolver ferramentas e soluções que estejam alinhados ao dia a dia do professor. O foco tem que ser sempre o usuário e o que ele utiliza no seu dia a dia, para que possamos desenvolver projetos a partir disso.

Baseado em tudo isso que eu comentei, minha aposta é que o ensino a distância vai crescer muito nos próximos anos, o que já acontece e continuará. Mas precisamos melhorar este ensino para que ele seja realmente de qualidade, e que gere engajamento no aluno.

Um grande ponto do ensino on-line, que é um cuidado muito especial que nós precisamos ter, é que no curso presencial é possível manter um controle maior sobre os alunos. Já no on-line há mais dificuldade, então a evasão é geralmente muito maior no primeiro que no segundo.

Dessa maneira, precisamos nos preocupar muito mais com a produção de conteúdo, para garantir que esse professor, aluno ou usuário, aprenda e continue no curso até o final.

 

O que você espera que quem tenha ido à sua palestra tenha tirado das suas ideias?

A primeira coisa é que o mundo mudou e hoje ele é muito mais complexo, dinâmico e diverso. A segunda, que precisamos olhar para outros lugares, para outros cenários, provar de outras fontes, e transformar as nossas soluções digitais em experiências, com foco sempre no nosso professor.

Temos de compreender qual é a dor e a necessidade dele, como podemos resolver estas questões, e não o que pensamos que deva ser feito. Devemos ouvi-lo e, a partir dessa premissa, criar soluções. Se as pessoas saíram da minha palestra com esses três conceitos – de que o mundo mudou, de que necessitamos fazer coisas diferentes e que a gente precisa ouvir o usuário – eu estarei satisfeita por ter passado a minha mensagem.

 

 

Alini Dal Magro é mestra em Empreendedorismo pela Universidade de São Paulo (USP) e possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é diretora de Estratégia e Novos Negócios do Instituto Singularidades.

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

aprendizagem digital experiências digitais de aprendizagem; novos produtos; engajamento de alunos

Post navigation

Previous Post

Singularidades no Bett Educar: multiplicidade e reflexões sobre a educação

Next Post

Tradução e interpretação em Libras

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
#AconteceuNoSingularidades Nesta semana, nossos no #AconteceuNoSingularidades
Nesta semana, nossos novos alunos de Pedagogia participaram de um bate-papo com a Coordenação do curso. Além de darmos as boas-vindas aos estudantes, a coordenadora Cris Nogueira falou sobre a dinâmica do curso e apresentou a grade curricular, entre outros assuntos. Sejam bem-vindos e bem-vindas!
#LetrasSingularidades As inscrições para quem qu #LetrasSingularidades
As inscrições para quem quer estudar Letras em 2021 estão abertas! Venha fazer um curso diverso, culturalmente enriquecedor e que traz para a sala de aula os territórios e a realidade do aluno. O vestibular será realizado de forma remota, por meio de redação on-line. Acesse o link da nossa bio para fazer sua inscrição.
Load More... Follow on Instagram
back to top