Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Como inovar na avaliação de seus alunos?

O professor Ewerton Camargo comenta algumas maneiras de mudar este conceito tão importante, tornando-o menos intimidador durante as aulas

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 27 de agosto de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Na escola tradicional, avaliação sempre esteve relacionada com aplicação de provas ou apresentações de seminários ou projetos, realizadas geralmente ao final do curso. Entretanto, há diversas formas de se avaliar a aprendizagem do aluno ao longo de todo o período de aulas, dando novo significado a esse ponto nevrálgico da aprendizagem.

“A avaliação é muitas vezes confundida com o final do processo. A discussão que tem de ser feita a respeito dela é como isso pode ser uma ferramenta que traz elementos que auxiliam a gestão pedagógica e em sala de aula”, explica o professor Ewerton Camargo, professor do curso de extensão Avaliação Educacional: concepções e práticas, no Instituto Singularidades.

Ewerton conta que é por meio de uma boa avaliação que o professor vai poder planejar ou replanejar as suas aulas, uma vez que elas apontarão caminhos que funcionam ou não no aprendizado de cada um dos alunos. E, ainda, colaborar para que os objetivos e as competências a serem desenvolvidos em sala de aula fiquem mais claros para educadores e estudantes.

A ideia da prova como avaliação, além de tradicional, também é considerada por muitos educadores como uma forma de classificar os estudantes, com a qual o professor não concorda.

Ele diz que esse pensamento de “ranquear” os alunos persiste tanto nas escolas quanto externamente, no Enem ou no vestibular, mas o processo de acompanhar e verificar a aprendizagem do aluno deve ser um processo em construção, contínuo.

 

Metodologias ativas, BNCC e tecnologia na avaliação

O uso das metodologias ativas em sala de aula permite que práticas de avaliação mais inclusivas sejam adotadas, tornando o aluno mais autônomo e consciente de sua aprendizagem. “Uma das abordagens da avaliação é que nós devemos deixar muito claro para o aluno “o que” e “para que” o estamos avaliando. E as metodologias ativas falam muito sobre isso, a respeito de qual competência será avaliada, qual o objetivo daquela prática, deixando tudo muito claro ao aluno”, comenta.

Além disso, a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também cita a “avaliação formativa”, que é complementar a este conceito emprestado das metodologias ativas. Esta seria uma forma de acompanhar o desempenho do aluno ao longo de todo o curso, levando em conta as competências e habilidades apontadas pela base para cada uma das etapas do ensino básico.

“Há uma questão que eu gosto muito de observar durante minhas aulas, que é que muitas vezes os professores estão aplicando este método e não sabem. Então, quando a gente traz isso à luz e eles dizem que já fazem isso é bem interessante, porque a ideia é tornar essa prática ainda mais significativa do que eles já vinham fazendo”, explica.

Outro ponto inovador que o professor cita é o uso das tecnologias na avaliação. “Sem dúvida, os meios tecnológicos vieram para ficar e devem ser utilizados em sala de aula, embora não sejam a solução de todos os nossos problemas em educação. Mas sem dúvida várias destas ferramentas podem ser usadas neste caminho”, comenta Ewerton.

Ele dá como exemplo uma atividade proposta a uma turma da educação infantil, na qual os alunos utilizam um software para desenhar, baseando-se numa proposta dada pelo professor, como uma história infantil.

Por meio da observação de como cada uma destas crianças faz esta atividade, é possível avaliar a questão motora, sua interação com o aparato utilizado, o desenvolvimento de seus movimentos finos ou mesmo os primeiros passos do letramento, com a escrita do nome ou mesmo de letras soltas, além de outras competências e habilidades esperadas para aquela fase da aprendizagem.

Já no ensino fundamental e médio, o professor sugere a preparação para um debate, que pode ser sobre determinado tema de qualquer dos componentes curriculares. “A gente pode observar como o aluno pesquisa, que fontes utiliza, como ele constrói seus argumentos com base nessas informações conseguidas na internet etc. É possível, também, organizar um grupo para debater no Whatsapp, tendo o professor como mediador, por exemplo, numa tarefa de casa”, explica.

Quebrar o paradigma da avaliação é um dos grandes desafios do professor de hoje, o que será explorado no curso do Instituto Singularidades, como explica Ewerton. “As práticas e vivências dos professores em suas práticas avaliativas serão o material principal do curso. Por meio delas vamos construir uma nova imagem e novas propostas de avaliação, distantes daquela de que “prova” é algo ruim, pesado e assustador. Precisamos deixar a avaliação mais leve para professores e alunos”, finaliza.

 

Ewerton Camargo é pedagogo, pós-graduado em Gestão Escolar e mestre em Avaliação e Gestão de Políticas Públicas. Há mais de dez anos trabalha com diversas formas de avaliação. Atualmente é supervisor de ensino de uma rede de escolas de investimento social privado e consultor educacional autônomo. É docente do curso de extensão “Avaliação Educacional: concepções e práticas”, no Instituto Singularidades.

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: 
singularidades@singularidades.com.br

avaliação avaliação e BNCC competências e habilidades

Post navigation

Previous Post

Algoritmos na educação: um conceito fascinante e presente

Next Post

Programação como linguagem: o caminho do futuro

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
#AconteceuNoSingularidades Nesta semana, nossos no #AconteceuNoSingularidades
Nesta semana, nossos novos alunos de Pedagogia participaram de um bate-papo com a Coordenação do curso. Além de darmos as boas-vindas aos estudantes, a coordenadora Cris Nogueira falou sobre a dinâmica do curso e apresentou a grade curricular, entre outros assuntos. Sejam bem-vindos e bem-vindas!
#LetrasSingularidades As inscrições para quem qu #LetrasSingularidades
As inscrições para quem quer estudar Letras em 2021 estão abertas! Venha fazer um curso diverso, culturalmente enriquecedor e que traz para a sala de aula os territórios e a realidade do aluno. O vestibular será realizado de forma remota, por meio de redação on-line. Acesse o link da nossa bio para fazer sua inscrição.
#CursosDeExtensãoSingularidades Se você atua na #CursosDeExtensãoSingularidades
Se você atua na Educação Bilíngue e quer aprimorar seus conhecimentos sobre planejamento e execução de aulas CLIL, inscreva-se no curso “Educação bilíngue: a abordagem CLIL”. Acesse o link na nossa bio para saber mais sobre este curso!
#PósGraduaçãoSingularidades A implantação da #PósGraduaçãoSingularidades
A implantação da BNCC do Ensino Médio já está em execução e vai trazer mudanças significativas para a educação brasileira. Venha conhecer nossa Pós BNCC no Ensino Médio: práticas para o currículo escolar e aprofundar seus conhecimentos. Acesse o link na nossa bio para fazer sua inscrição e para saber mais.
#ParceiroSingularidades O Singularidades firmou um #ParceiroSingularidades
O Singularidades firmou uma parceria com o Bradesco para oferecer linhas de crédito para alunos da graduação. Por meio desta iniciativa, o estudante poderá pagar cada semestre em 12 meses e renovar o parcelamento após o pagamento do anterior. Neste link você pode saber mais e simular o seu financiamento. Uma ótima notícia para quem quer começar o ano preparando-se para atuar no mundo da educação!
#ImersõesSingularidades O ano começa repleto de #ImersõesSingularidades
O ano começa repleto de novos desafios e nos convida a (re)descobrir diferentes caminhos para nossa prática pedagógica. Conheça as nossas Oficinas, que acontecerão no dia 13 de março, e abordarão os temas: Inclusão e libras, Alfabetização no Ensino Remoto, Design de aprendizagem em situações híbridas, Educação e Mídias e Pensamento Visível.  Escolha a sua oficina no link na nossa bio!
Load More... Follow on Instagram
back to top