Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Metodologias ativas para uma aprendizagem melhor: conheça a abordagem Visible Learning

A professora Julia Andrade explica como ferramentas de documentação e autoavaliação podem fazer com que professores compreendam e aprendam formas mais efetivas de ensinar

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 31 de janeiro de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER / Metodologias e novas abordagens / PARA APRENDER
  • 0

Você já ouviu falar da Visible Learning e como ela trabalha a aprendizagem profunda por meio do uso de metodologias ativas, tanto por parte do professor quanto de seus futuros ou atuais alunos? Sabia que esta é uma das mais modernas abordagens pedagógicas da atualidade, conectando-se com o ser humano que a escola formará no futuro.

 Este tema tão fascinante é também o de um dos cursos de extensão do Instituto Singularidades, “Abordagem Visible Learning: Experiências Teórico-Práticas de Aprendizagem Criativa, Metodologias Ativas e Avaliação Integradora”. A seguir você confere uma entrevista com Julia Pinheiro Andrade, docente do curso.

 

Como o Visible Learning e as metodologias ativas se conectam com a formação de estudantes para um futuro de profissões que ainda não foram criadas?

O curso traz estratégias ativas para que professores e estudantes tornem seus pensamentos visíveis e compartilhem critérios comuns para (auto) avaliar aprendizagens.

Assim, traz ferramentas eficazes para articular o ensino (ótica do professor) e a aprendizagem (ótica do aluno), para o desenvolvimento de competências (na definição da Base Nacional Comum Curricular – BNCC: conhecimentos, habilidades, valores e atitudes).

Competências serão o coração da formação para esse futuro incerto, em que certamente precisaremos ter repertório denso para aprender a colaborar e recriar em cenários completamente diferentes dos atuais.

 

Que ferramentas o curso oferece ao estudante-professor na criação de práticas inovadoras em sala de aula?

As principais são estratégias de documentação e autoavaliação do pensamento (como por gráficos de radar, por rubricas, por rotinas de pensamento) e diversas estratégias de resolução de problemas e criação em grupos (como wordcafe, ensino por estações, desafios em circuitos elétricos em papel e em massinha e design thinking).

Além disso, desenvolve diferentes estratégias de planejamento para o professor pensar e monitorar seus objetivos educacionais e curriculares no curto e no longo prazo.

 

Como a meta-análise das formas de ensinar e de aprender (por meio do desenvolvimento de uma “expertise coletiva”) pode colaborar na formação de uma educação inclusiva e integral?

A educação integral visa desenvolver plenamente todos os sujeitos e integrar competências complexas (intelectuais, emocionais, físicas, sociais e culturais). As pesquisas e meta-análises demonstram que o que mais tem impacto na aprendizagem dos estudantes é a expertise coletiva colaborativa entre professores.

É no coletivo institucional e intencional desse coletivo docente que se torna possível assumir o compromisso com a educação integral e o desenvolvimento de todos e de cada um. Para isso, o coletivo desenha estratégias de ensino centradas na aprendizagem ativa dos estudantes.

Como os professores são desafiados a assumir a perspectiva da aprendizagem do estudante, se tornam efetivamente aptos a redesenharem situações de ensino que garantam aprendizagens significativas e ativas.

Deste modo, por meio da homologia de processos, como estudantes, aprenderam a ser “professores” de seu próprio desenvolvimento, desenvolvendo meta-cognição e investigação autônoma.

 

Quais são as competências que o aluno deverá ter desenvolvido ao fim do curso?

Sobretudo competências ligadas à intensa colaboração, comunicação e criação em grupo e as capacidades relacionadas a um rigoroso processo de planejamento docente para a educação integral.

 

 

 

Julia Pinheiro Andrade é pesquisadora do Centro de Referências em Educação Integral e assessora em arquitetura de Aprendizagem na Atina Educação. É coordenadora e professora do curso de extensão “Abordagem Visible Learning: Experiências Teórico-Práticas de Aprendizagem Criativa, Metodologias Ativas e Avaliação Integradora”, no Instituto Singularidades

 

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/visiblelearning/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

cursos de extensão medodologias ativas visible learning

Post navigation

Previous Post

Pedagogia Diferenciada e o respeito pelas diferentes formas de aprendizagem

Next Post

Reflexões sobre o processo de escrita de textos

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
Load More... Follow on Instagram
back to top