Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

E-learning: o que é e como implementar na sala de aula?

Conversamos com Alini Dal Magro, diretora de Estratégia e Novos Negócios do Instituto Singularidades, sobre o e-learning e suas múltiplas possibilidades de uso. Na segunda parte da entrevista, ela nos contará como estas ferramentas podem ser usadas também por professores e empresas

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 21 de agosto de 2018
  • in Posted in Destaques / PARA GERIR
  • 0

Qual a definição de e-learning?
O e-learning é um formato de aprendizagem a distância geralmente auto-instrucional, que oferece múltiplas linguagens e metodologias ativas, a fim de que o aprendiz seja o protagonista no processo. Ele pode ocorrer por meio de cursos corporativos ou não corporativos.

No primeiro caso, o curso é elaborado para atender às necessidades de uma empresa ou grupo empresarial, por meio da formação de seus colaboradores, clientes ou fornecedores. Já no segundo caso, são cursos livres oferecidos para o público em geral.

 

Como ele se difere do EAD e dos cursos on-line?
O chamado Ensino à Distância (EAD) é um conceito amplo, como um guarda-chuva, que compreende as diversas formas de promoção de aprendizagem a distância. Até mesmo os cursos por correspondência, populares na segunda metade do século XX, eram formas de cursos a distância, mediados por algum tipo de tecnologia (no caso, as apostilas).

 

Qual o impacto que os cursos on-line tiveram no Brasil recente?
Estes cursos já atingiram um número expressivo de pessoas e, de acordo com o censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) em 2016, contabilizavam 2,9 milhões de alunos (incluindo cursos livres corporativos e não corporativos).

Por conta de uma ampla variação de horas, metodologias e conteúdo, é desafiador avaliar o impacto total deste tipo de ensino.

 

De uma forma geral, quais vantagens deste sistema?
Pode-se afirmar que as ferramentas de e-learning geram economia para a aprendizagem, tornam acessíveis conteúdos especializados, além de divulgarem especialistas e metodologias de classe mundial.

Além disso, diminuem tempos de deslocamento entre a residência ou trabalho até a escola, possibilitam escolha de horário mais flexível pelo aluno e impulsionam a autonomia.

 

Quais são as possibilidades que o e-learning abre para os alunos, seja em conteúdo ou em flexibilidade?
O e-learning pode garantir aos alunos um aprendizado direcionado e mais ativo, visto que pode-se escolher o que se gostaria de estudar e em qual formato.

Além disso, possibilita que o aluno determine o local e o tempo disponível para realizar seu estudo, de acordo com sua rotina e necessidade. Considerando a realidade das grandes cidades, ou mesmo regiões distantes, este é um excelente benefício aos alunos.

 

Qual o perfil dos estudantes que aderem a essa plataforma de ensino?
De acordo com o Censo EAD, nota-se que nos cursos livres não corporativos a presença feminina é significativamente maior, enquanto nos corporativos é maior a presença masculina, ainda que ligeiramente.

A maioria dos alunos encontra-se na faixa etária entre 31 e 40 anos (27%), o que reforça a importância da EAD para atender às demandas de um mercado onde o profissional busca continuar seus estudos enquanto trabalha, prevendo avançar em sua carreira.

 

Como você analisa essa diferença entre os gêneros ?
É interessante observá-la, pois estes dados revelam um avanço na sociedade brasileira, na qual a mulher está cada vez mais investindo em sua vida profissional, tanto pela demanda financeira quanto pelos novos papéis que ocupa na sociedade.

 

Como é a experiência do aluno com o e-learning hoje?
O desafio está na proximidade e na autonomia do aprendiz. Quanto aos materiais, um dos indicadores de qualidade de conteúdos didáticos é a sua variedade.

Numa comparação com os cursos presenciais, o Censo da EAD de 2016 ainda aponta que este sistema oferece uma variedade maior de materiais e metodologias do que o ensino presencial. Isso não significa que a interação e a qualidade não sejam pontos críticos.

 

Ainda se perde em qualidade ou interação em relação às aulas presenciais?
Na verdade, há perfis que se sentem mais à vontade para interagir no meio digital, e outros que enfrentam dificuldades. Por outro lado, é menos comum que os cursos on-line tenham atividades práticas, o que representa um desafio para determinados cursos e conteúdos.

Uma das estratégias que utilizamos no Instituto Singularidades é o modelo Híbrido, que articula atividades presenciais e a distância para fomentar a proximidade e a autonomia do aprendiz. Outras possibilidades estão no uso de tecnologias de ponta, como simulações, games e recursos de aprendizagem adaptativa.

 

 

Alini Dal Magro é mestra em Empreendedorismo pela Universidade de São Paulo (USP) e possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é diretora de Estratégia e Novos Negócios do Instituto Singularidades.

 

e-learning EAD ensino à distância

Post navigation

Previous Post

A BNCC foi lançada, e agora?

Next Post

Curso “Alfabetização e Práticas de Linguagem”

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#WebinarSingualaridades No próximo dia 11/03, qui #WebinarSingualaridades
No próximo dia 11/03, quinta-feira, às 19h30, a professora Marina Grilli compartilhará seus conhecimentos sobre o tema “CLIL e as possibilidades do ensino bilíngue no Brasil”. Participe desta conversa sobre esta abordagem de ensino! Faça sua inscrição no link na nossa bio.
#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
Load More... Follow on Instagram
back to top