Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Educação e cultura pop: uma combinação que dá certo

Três professores contam como o uso de gêneros e suportes da cultura pop podem ser trazidos para a sala de aula, seja presencial ou on-line

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 3 de junho de 2020
  • in Posted in PARA APRENDER / BNCC / Desafios contemporâneos / Destaques / PARA APRENDER / Metodologias e novas abordagens
  • 0

Os quadrinhos, animes, games, filmes e séries são parte fundamental da vida cultural das gerações Y e Z. Grandes eventos como a ComicCon (CCXP) atraem cada vez mais participantes, mostrando que o consumo de cultura pop por crianças, adolescentes e adultos está sempre em alta. E como a educação pode utilizar destas linguagens e expressões criativas e culturais para buscar se aproximar mais dos estudantes, engajando-os mais nos componentes curriculares?

Na última quinta-feira, 28, o Singularidades reuniu os professores Juliana Bellegard, Simonia Fukue e Lucas Leite para tratar deste tema apaixonante em um webinar, comandada por Marcelo Ganzela, coordenador da graduação em Letras do Instituto Singularidades. A conversa rendeu várias reflexões interessantes, divertidas e inspiradoras, e pode ser conferida na íntegra aqui.

Durante o webinar, os três professores trataram de diferentes gêneros de cultura pop que podem trazer novos olhares para o ensino de disciplinas tradicionais, seja no ensino fundamental, médio ou superior.

É importante lembrar que a nova Base Nacional Curricular (BNCC), que já entrou em vigor para o Ensino Fundamental e em breve também será aplicada ao Médio, menciona que gêneros da cultura pop e digital, como fanfics (as ficções textuais ou expressões artísticas criadas por fãs de algum produto da cultura pop), os trailers sinceros (trailers de filmes realizados por fãs), games, memes e quadrinhos sejam utilizados por professores em sala de aula.

Juliana, que é jornalista e professora de Inglês e Língua Portuguesa, falou sobre as fanfics, que constituem um verdadeiro mundo paralelo quando se fala de leitura e escrita. “Elas são narrativas criadas por pessoas comuns a partir de alguma produção cultural que já existe – livro, filme, série, personagens, do que você for fã e querer criar em cima daquela história. Tudo que é criado pelos fãs a partir de uma coisa que já existe é uma fanfic”, explica.

A professora diz que é comum que os professores pensem que grande parte dos alunos tenham pouco interesse em leitura, mas que esse mundo da cultura pop está a disposição dos professores e deve ser usado. “O que se vê ali são pessoas consumindo alguma coisa e se apropriando da história, da linguagem, daquele mundo e produzindo uma coisa própria. Então, acho muito pertinente que a gente pense nisso”

Juliana deu dois exemplos deste uso, um deles não textual. Num desenho, dois adolescentes de mãos dadas, um deles lendo um livro e o outro segurando uma caveira. Batizada como “Hamratio”, é um “shipping” (a junção do nome de duas pessoas que os fãs gostariam que formassem um casal) de Hamlet e Horatio, personagens do clássico shakespeariano Hamlet. O desenho tem traços contemporâneos, os jovens usam roupas e têm o estilo de hoje, mas elementos como a caveira remetem à trama do livro.

O outro exemplo dado pela professora foi uma fanfic produzida a partir de Capitães da Areia, de Jorge Amado, obra obrigatória da literatura brasileira. Os alunos continuaram a história de dois dos personagens principais do livro no futuro, imaginando um outro final possível para aquela jornada. “As fanfics formam uma ferramenta maleável, que pode ser usada para puxar o aluno mais pro nosso lado”, avalia.

O poder da cultura pop japonesa e sua conversa com a educação

Já o universo de Simonia é o da cultura pop oriental, dos mangás e animes, que há muito foram abraçados e ganharam um grupo enorme de fãs no ocidente. Ela conta que quando começou a lecionar no Ensino Fundamental, em Curitiba, ela se deparou com uma sala cheia de adolescentes barulhentos e desatentos, trocando figurinhas e revistas da saga Dragon Ball, que estava no auge naquele momento.

Ali ela percebeu uma oportunidade de aproximar-se dos alunos. “Desenhei um Goku [um dos principais personagens principais da saga] bem grande na lousa, e disse que se todo mundo prestasse atenção à aula, eu os ensinaria a fazer isso também. Deu certo!”, conta ela, divertida.

Ainda que os mangás e animes tenham um caráter mais visual, à semelhança do que foi dito por Juliana, Simonia conta que muitos dos seus alunos também querem fazer suas versões de suas histórias preferidas.

“Eu vejo que o pessoal tem se interessado pela leitura e por essa parte mais artística e cultural , no estilo do fazer, de querer produzir tanto animes quanto mangás, começando quando são novos. Estimulados pelos professores, a gente acaba se encontrando depois, no mercado de trabalho, e isso é um orgulho que eu tenho”, conta a professora.

Memes e referências pop no ensino superior? Sim!

Memes, vídeos, sagas como Harry Potter e Game of Thrones, séries da Netflix e filmes da Disney tem a ver com Relações Internacionais? Lucas Leite é professor da graduação nesta área e afirma que sim. Lucas usa estes elementos em suas aulas para tratar de temas profundos e complexos, como política internacional, colonialismo, história do feminismo e diversidade.

“A gente mostra que, dentro do ensino, o legal é extrapolar. Não tem como deixar as teorias de lado, mas dá para tentar trazer um pouco do que é do meu mundo e o dos alunos, recriando significados”, explica o professor.

Lucas mantém com uma amiga um canal do Youtube que mescla a cultura pop e política internacional, que surgiu a pedido dos alunos, que gostavam das referencias e das atividades propostas pelo professor em sala de aula.

“Uma atividade que eu gosto de propor é pedir para os estudantes dos primeiros semestres pegarem memes e aplicarem em vídeos, em trabalhos relativos às disciplinas Teorias das Relações Internacionais I e II”, conta. Lucas também usa outros recursos como podcasts, redes sociais (Twitter e Instagram) e quiz on-line para incitar a criatividade e transformar a teoria em algo mais acessível.

Outro exemplo que o professor deu durante o webinar foi de abordar a saga Harry Potter para discutir autoritarismo, a ascensão da extrema-direita e a tolerância. “A gente pode usar os filmes mais atuais, dos crimes de Grindelwald, para fazer uma análise da Primeira Guerra Mundial, ou do entre guerras, no chamado período de crise das relações internacionais. Ali o surgimento de figuras extremistas, que seriam o próprio Grindelwald, por exemplo”, revela.

 

 

Professores, abram espaço para a cultura pop!

Os três professores concordam que muitos educadores ainda têm resistência ao uso da cultura pop em sala de aula, mas que é válido abrir espaço, interessar-se e se aproximar destas possibilidades pedagógicas.

“É necessário tirar o juízo de valor e tê-las como ferramenta de diálogo. Por exemplo, as fanfics não são escritas na linguagem do Camões, mas são um bom exemplo até para fazer um contraponto dos diferentes tempos e linguagens, para dialogar com os interesses dos alunos”, reforça Juliana.

Simonia conta que, além de elementos de fruição e diversão, existem no Japão mangás exclusivos para o ensino, o que torna a apreensão de conteúdo muito mais divertida. “Tenho uma sobrinha que mora no Japão que aprendeu toda a biografia dos compositores clássicos lendo mangá. O interessante é trazer esse equilíbrio entre o mundo real e o do mangá ou do anime para enriquecer a aprendizagem”.

Lucas concorda com as colegas. “Dá para fazer ciência e pesquisa com recursos pop, sim. Eu tenho alunas que fizeram seus trabalhos de conclusão de curso (TCC’s) sobre feminismo baseado nas heroínas dos quadrinhos , por exemplo. Como tem muitos professores que gostam de cultura pop e falam muito sobre isso, o aluno que esteja ali calado pode ser estimulado a se expressar porque ele se identifica com aquilo”, conclui.

A conversa mediada por Marcelo Ganzela com três professores de atuações tão complementares mostrou o imenso potencial que a cultura pop oferece para educadores de todos os níveis por meio do aprendizado, experimentação e um mergulho nos interesses do aluno, mas sem deixar os conteúdos obrigatórios de lado. A educação do futuro pede esse diálogo, e os professores que souberem fazer esta transposição serão fundamentais para a formação de novos cidadãos e profissionais.

 

Queremos ouvir você, professor! O que você acha da utilização da cultura pop pela educação? Conte-nos sua opinião e quais experiências nesta área tem feito com os seus alunos!

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

anime cultura pop cultura pop na educação fanfic mangá meme novas metodologias webinar

Post navigation

Previous Post

Educaramba na quarentena: as dores, desafios e soluções de professores e alunos

Next Post

Quais lições podemos tirar desse período?

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
#AconteceuNoSingularidades Nesta semana, nossos no #AconteceuNoSingularidades
Nesta semana, nossos novos alunos de Pedagogia participaram de um bate-papo com a Coordenação do curso. Além de darmos as boas-vindas aos estudantes, a coordenadora Cris Nogueira falou sobre a dinâmica do curso e apresentou a grade curricular, entre outros assuntos. Sejam bem-vindos e bem-vindas!
#LetrasSingularidades As inscrições para quem qu #LetrasSingularidades
As inscrições para quem quer estudar Letras em 2021 estão abertas! Venha fazer um curso diverso, culturalmente enriquecedor e que traz para a sala de aula os territórios e a realidade do aluno. O vestibular será realizado de forma remota, por meio de redação on-line. Acesse o link da nossa bio para fazer sua inscrição.
#CursosDeExtensãoSingularidades Se você atua na #CursosDeExtensãoSingularidades
Se você atua na Educação Bilíngue e quer aprimorar seus conhecimentos sobre planejamento e execução de aulas CLIL, inscreva-se no curso “Educação bilíngue: a abordagem CLIL”. Acesse o link na nossa bio para saber mais sobre este curso!
#PósGraduaçãoSingularidades A implantação da #PósGraduaçãoSingularidades
A implantação da BNCC do Ensino Médio já está em execução e vai trazer mudanças significativas para a educação brasileira. Venha conhecer nossa Pós BNCC no Ensino Médio: práticas para o currículo escolar e aprofundar seus conhecimentos. Acesse o link na nossa bio para fazer sua inscrição e para saber mais.
#ParceiroSingularidades O Singularidades firmou um #ParceiroSingularidades
O Singularidades firmou uma parceria com o Bradesco para oferecer linhas de crédito para alunos da graduação. Por meio desta iniciativa, o estudante poderá pagar cada semestre em 12 meses e renovar o parcelamento após o pagamento do anterior. Neste link você pode saber mais e simular o seu financiamento. Uma ótima notícia para quem quer começar o ano preparando-se para atuar no mundo da educação!
Load More... Follow on Instagram
back to top