Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Ensino de Literatura Brasileira Contemporânea: entre a invisibilidade e a prática

Diversidade de estilos, linguagens e realidades de autores contemporâneos são ideais para se trabalhar nas salas de aula dos estudantes dos ensinos fundamental e médio, defende a professora Márcia Moreira Pereira

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 15 de outubro de 2020
  • in Posted in PARA APRENDER / Currículo / Destaques / PARA APRENDER / PARA ENSINAR / Práticas para sala de aula
  • 0

A professora e pesquisadora Marisa Lajolo provoca-nos sempre com a afirmação de que literatura não é literatura, se ficar fechada numa gaveta. Essa declaração refere-se à publicação de textos que são produzidos e não circulam, mas o que dizer sobre o ensino de literatura brasileira contemporânea nas escolas?

Será que mesmo com tantas produções, autores, publicações, premiações etc. não a estamos colocando no fundo de uma gaveta e a esquecendo? Basta fazermos um rápido exercício de reflexão: quais autores desse segmento eu já li? Quantos foram abordados em minha atuação profissional, seja em sala de aula ou em cursos de formação, seja como pesquisador?  

Qualquer pessoa que você questionar sobre o assunto, é provável que a resposta esteja na ponta da língua: “nenhum, não conheço nenhum!”, será a mais provável. Então, pensando na escola, se ela é um espaço de socialização do conhecimento, porque nos distanciamos tanto da atualidade quando falamos de literatura brasileira? Por qual motivo sempre abordamos e estudamos, preferencialmente os “clássicos” da literatura?

E, novamente, sem muito esforço, chegaremos a respostas como: “eles são mais importantes!”, “eles são leitura de vestibular!”. Mas essas respostas prontas caem por terra, quando pensamos que não precisa ser “clássico” para ser bom! Sergio Vaz, Marcelino Freire, Jarid Arraes, Conceição Evaristo, Ana Cristina César, Luiz Ruffato, Julián Fuks, entre muitos outros, estão aí para provar que a literatura contemporânea não deixa nada a desejar, em relação aos nomes consagrados de nossa produção literária. 

E sobre o vestibular? Bernardo Carvalho, com a obra premiada Nove Noites, esteve na lista deste ano, por exemplo?

Portanto, qual o motivo de a literatura contemporânea continuar tão ausente das salas de aulas? Este texto não busca respostas, busca fazer provocações e gerar questionamentos…

A literatura contemporânea, entre tantas características que possui, tem uma fundamental: sua linguagem singular. A linguagem presente nestes textos é sempre muito próxima da realidade de nosso estudante – geralmente, é uma linguagem coloquial, direta, oralizada e popular.

Trabalhar com este tipo de texto não só desperta prazer no discente, mas também algo que nos parece imprescindível para a efetividade do processo educativo: a identificação. Se eu me identifico com algo, passo a me interessar, a interagir, sinto-me notado e provocado!

Desse modo, cai por terra a afirmação, muito comum entre alguns professores, de que os textos literários têm uma linguagem truncada, inacessível, e, por esse motivo, os estudantes não se interessam.

Assim, diante de uma realidade cada vez mais complexa, veloz, interativa e desafiadora, por que não ensinarmos a literatura brasileira contemporânea? Por que não nos desafiarmos a ler, consumir e conhecer essa literatura?

Argumentos não faltam: primeiro, trata-se de textos prazerosos, variados, inquietantes; segundo, ela se encaixa perfeitamente em várias competências gerais da BNCC, entres elas, aquela vinculada ao “conhecimento, repertório cultural e pensamento crítico/criativo”;terceiro, a maioria dos autores está viva e próxima do(s) leitor(es), estabelecendo com seu púbico uma relação dialógica e acolhedora.

Na nossa graduação em Letras, trabalhamos com vários destes autores, discutindo suas obras com os alunos, apresentando-lhe outros olhares e formas de interpretar diferentes realidades. Uma amostra deste trabalho – e uma maneira de compartilhar com outros educadores estas novas vozes literárias – pode ser conferida na série #LetrasIndica, que é postada semanalmente no Instagram do Singularidades.

E então? O que estamos esperando para ler estes textos? O que estamos esperando para ensinar esses textos? Bem, como dissemos no início deste artigo, o objetivo dele é provocar! Desse modo, finalizamos nossa provocação com um dos poetas mais geniais desta geração, Antônio Carlos de Britto (Cacaso):

HAPPY END

o meu amor e eu

nascemos um para o outro

agora só falta quem nos apresente

O que você está esperando para se apresentar à rica e diversa Literatura Brasileira Contemporânea?

Márcia Moreira Pereira é graduada em Letras: Português-Inglês, possui pós-graduação lato-sensu em Tradução: Inglês-Português e é mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho (Uninove). É doutora em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Uni-Mackenzie) e professora da licenciatura em Letras do Instituto Singularidades. 

Como você apresenta novos autores e estimula seus alunos a se interessar mais pela produção literária contemporânea brasileira? Conte para a gente?

Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

graduação em letras Literatura Brasileira literatura brasileira contemporânea

Post navigation

Previous Post

Tecnologia em sala de aula: o que muda para o professor?

Next Post

Ensino de português para estrangeiros: o que é o Celpe-Bras?

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
#AconteceuNoSingularidades Nesta semana, nossos no #AconteceuNoSingularidades
Nesta semana, nossos novos alunos de Pedagogia participaram de um bate-papo com a Coordenação do curso. Além de darmos as boas-vindas aos estudantes, a coordenadora Cris Nogueira falou sobre a dinâmica do curso e apresentou a grade curricular, entre outros assuntos. Sejam bem-vindos e bem-vindas!
#LetrasSingularidades As inscrições para quem qu #LetrasSingularidades
As inscrições para quem quer estudar Letras em 2021 estão abertas! Venha fazer um curso diverso, culturalmente enriquecedor e que traz para a sala de aula os territórios e a realidade do aluno. O vestibular será realizado de forma remota, por meio de redação on-line. Acesse o link da nossa bio para fazer sua inscrição.
#CursosDeExtensãoSingularidades Se você atua na #CursosDeExtensãoSingularidades
Se você atua na Educação Bilíngue e quer aprimorar seus conhecimentos sobre planejamento e execução de aulas CLIL, inscreva-se no curso “Educação bilíngue: a abordagem CLIL”. Acesse o link na nossa bio para saber mais sobre este curso!
#PósGraduaçãoSingularidades A implantação da #PósGraduaçãoSingularidades
A implantação da BNCC do Ensino Médio já está em execução e vai trazer mudanças significativas para a educação brasileira. Venha conhecer nossa Pós BNCC no Ensino Médio: práticas para o currículo escolar e aprofundar seus conhecimentos. Acesse o link na nossa bio para fazer sua inscrição e para saber mais.
#ParceiroSingularidades O Singularidades firmou um #ParceiroSingularidades
O Singularidades firmou uma parceria com o Bradesco para oferecer linhas de crédito para alunos da graduação. Por meio desta iniciativa, o estudante poderá pagar cada semestre em 12 meses e renovar o parcelamento após o pagamento do anterior. Neste link você pode saber mais e simular o seu financiamento. Uma ótima notícia para quem quer começar o ano preparando-se para atuar no mundo da educação!
#ImersõesSingularidades O ano começa repleto de #ImersõesSingularidades
O ano começa repleto de novos desafios e nos convida a (re)descobrir diferentes caminhos para nossa prática pedagógica. Conheça as nossas Oficinas, que acontecerão no dia 13 de março, e abordarão os temas: Inclusão e libras, Alfabetização no Ensino Remoto, Design de aprendizagem em situações híbridas, Educação e Mídias e Pensamento Visível.  Escolha a sua oficina no link na nossa bio!
Load More... Follow on Instagram
back to top