Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Criar uma rotina e estar perto de quem se gosta mesmo de longe são algumas dicas para cuidar da cabeça durante este período de quarentena. Imagem: Acervo Singularidades

Formar professores e ensinar na incerteza: aprendizagens no período da pandemia

Cris Nogueira, coordenadora do curso de Pedagogia, faz um balanço dos desafios vencidos pelos professores do Singularidades durante este período

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 8 de julho de 2020
  • in Posted in Desafios contemporâneos / Destaques / PARA APRENDER
  • 0

No mês de março fomos surpreendidos por uma doença que, até então, acompanhávamos pelos noticiários. Naqueles primeiros dias, sem orientações oficiais, fomos administrando a situação como era possível. A partir do dia 16 de março as aulas presenciais no curso de Pedagogia foram suspensas e passamos a aprender, dia a dia, o que nos pautou neste semestre: viver na incerteza. Com a suspensão das aulas presenciais, professores e alunos se viram em uma condição de vida desconhecida para todos. A vida acadêmica era só um pedaço das mudanças impostas.

Todos, professores e alunos, precisaram encarar a realidade que se apresentou. Nesse momento, o engajamento e o compromisso dos professores com a aprendizagem de seus alunos foram fundamentais. O vinculo de confiança já estabelecido anteriormente foi norteador.

Falar em aprendizagem pressupunha, acima de tudo, suporte emocional e material, os quais, muitas vezes, extrapolavam a condição objetiva que dispúnhamos. Muito trabalho, escuta, dúvidas e incertezas. Tudo vivido com muita intensidade. A profissão de professor é essencialmente relacional e estar aberto a isso nunca foi tão importante.

O que seriam alguns dias, transformaram-se em semanas e, depois, em meses. Os professores, que tinham um planejamento a ser desenvolvido, perceberam que nada funcionaria sem ter em mente algumas palavras de ordem: prioridade, flexibilidade e colaboração. Porém, o planejamento feito anteriormente mostrou-se como um componente significativo: a clareza dos objetivos de aprendizagem foi o que balizou a reorganização dos planos iniciais.

O monitoramento e ajustes contínuos marcaram os caminhos que eram trilhados, pois, a cada momento, novos cenários se apresentavam. Constantemente perguntas iam surgindo: Atividades síncronas e/ou assíncronas? Controle de frequência? Quais ferramentas digitais? Videoaula? Aula ao vivo? Chat? Padronizar as avaliações do fórum? Qual o parâmetro para dimensionar as tarefas e atividades com a nova rotina imposta para os alunos e também para os professores?

Junto com tudo isso os problemas de acessibilidade e conexão presentes, a falta de um espaço adequado para trabalhar e estudar, a sobrecarga de trabalho, a interação excessiva e possível somente pela tela, o receio com a própria saúde e com a saúde dos demais. Um esforço sem medida. Tudo muito intenso e incerto.

O semestre aconteceu e encerramos com muitas aprendizagens. O que nos pautou (prioridade, flexibilidade, colaboração, monitoramento e ajustes) permitiu alcançarmos uma estabilidade para dimensionar o ensinar e o aprender nas condições dadas.

Ao final do semestre foi possível um distanciamento para que, alunos e professores, olhassem para o que foi vivido nos últimos meses e fizessem sugestões para o que ainda está por vir, para aquilo que será possível emergir.

Essa estabilidade, em tanta incerteza, aconteceu porque os vínculos de confiança, que são premissas de qualquer espaço de aprendizagem, independente da modalidade de ensino, estavam bem constituídos. É nesse espaço estabelecido pelas relações de confiança que a aprendizagem se torna possível.

Para todos, a vivência foi muito além do currículo explicitado. O previsto e o previsível foram suplantados por outro modo de viver, de ensinar e aprender. De um modo inevitável, aprendemos muito mais do que podemos supor nesse momento.

 

 

Cristina Nogueira Barelli, coordenadora da Graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades, é mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pedagoga e Fonoaudióloga. Foi professora da Educação Básica. É também autora de livros didáticos para alfabetização. 

 

 

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

covid-19 educação na pandemia formação de professores

Post navigation

Previous Post

10 autores e intelectuais negros que todo professor deveria conhecer

Next Post

Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
#AconteceuNoSingularidades Nesta semana, nossos no #AconteceuNoSingularidades
Nesta semana, nossos novos alunos de Pedagogia participaram de um bate-papo com a Coordenação do curso. Além de darmos as boas-vindas aos estudantes, a coordenadora Cris Nogueira falou sobre a dinâmica do curso e apresentou a grade curricular, entre outros assuntos. Sejam bem-vindos e bem-vindas!
#LetrasSingularidades As inscrições para quem qu #LetrasSingularidades
As inscrições para quem quer estudar Letras em 2021 estão abertas! Venha fazer um curso diverso, culturalmente enriquecedor e que traz para a sala de aula os territórios e a realidade do aluno. O vestibular será realizado de forma remota, por meio de redação on-line. Acesse o link da nossa bio para fazer sua inscrição.
#CursosDeExtensãoSingularidades Se você atua na #CursosDeExtensãoSingularidades
Se você atua na Educação Bilíngue e quer aprimorar seus conhecimentos sobre planejamento e execução de aulas CLIL, inscreva-se no curso “Educação bilíngue: a abordagem CLIL”. Acesse o link na nossa bio para saber mais sobre este curso!
#PósGraduaçãoSingularidades A implantação da #PósGraduaçãoSingularidades
A implantação da BNCC do Ensino Médio já está em execução e vai trazer mudanças significativas para a educação brasileira. Venha conhecer nossa Pós BNCC no Ensino Médio: práticas para o currículo escolar e aprofundar seus conhecimentos. Acesse o link na nossa bio para fazer sua inscrição e para saber mais.
#ParceiroSingularidades O Singularidades firmou um #ParceiroSingularidades
O Singularidades firmou uma parceria com o Bradesco para oferecer linhas de crédito para alunos da graduação. Por meio desta iniciativa, o estudante poderá pagar cada semestre em 12 meses e renovar o parcelamento após o pagamento do anterior. Neste link você pode saber mais e simular o seu financiamento. Uma ótima notícia para quem quer começar o ano preparando-se para atuar no mundo da educação!
Load More... Follow on Instagram
back to top