Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Inspirações na Educação: conheça Anísio Teixeira

Educador foi um dos grandes defensores da escola pública, laica e integral no país

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 20 de fevereiro de 2020
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Quando se fala das grandes mudanças que a educação brasileira sofreu no século XX, um nome jamais pode ser deixado de lado: Anísio Teixeira (1900-1971), que foi educador, jurista, intelectual e escritor, responsável pela implantação da escola pública em todos os níveis, e defensor da escola democrática e acessível a todas as crianças.

Nascido Anísio Spínola Teixeira em Caetité, na Bahia, em 12 de julho de 1900, foi um grande defensor do movimento da Escola Nova que foi criado pelo suíço Adolphe Ferrière e enfatizava o desenvolvimento do intelecto e a capacidade de julgamento, e não apenas a memorização defendida pelas instituições de ensino tradicionais.

Seu trabalho na reforma do sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, nos quais exerceu vários cargos executivos foi fundamental para o que viria a seguir: o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que defendia o ensino público, gratuito, laico e obrigatório e foi divulgado em 1932 foi uma de suas principais bandeiras.

O Manifesto pregava a universalização da escola pública, laica e gratuita. Além de Teixeira, o educador Fernando de Azevedo (1894-1974), o professor Lourenço Filho (1897-1970) e a poetisa Cecília Meireles (1901-1964) estavam entre seus apoiadores. A atuação desses pioneiros se estendeu por décadas, inúmeras vezes criticada pelos defensores da escola particular e religiosa.

Esses primeiros defensores da escola pública influenciaram uma nova geração de educadores como Darcy Ribeiro (1922-1997) e Florestan Fernandes (1920-1995).

No Rio, Teixeira foi mentor e fundou a Universidade do Distrito Federal em 1935, que depois viria a ser a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).

A concepção de educação integral e para todos esteve presente em todos os escritos e ações realizados por Anísio Teixeira. Este conceito está na base de sua atuação como educador e sua contribuição para a educação brasileira é fundamental até os dias de hoje.

A educação integral e a educação pública no Brasil

Anísio inspirou-se nas ideias do educador norte-americano John Dewey (1852-1952), seu professor num curso de pós-graduação nos Estados Unidos. Dewey considerava a educação uma reconstrução da experiência, que requer um novo tipo de estudante, mais consciente e preparado para resolver seus próprios problemas.

O pensamento pragmático de Dewey combinado ao de Teixeira dizia que, na transição que o mundo vivia naquele momento, a escola deveria preparar os alunos pela via intelectual (por meio das ciências); industrial (tecnologia) e social (democracia).

Em sua estada nos Estados Unidos, Teixeira inspirou-se nas escolas comunitárias locais para a concepção de ensino de tempo integral. Entretanto, a jornada das escolas de lá dificilmente tinha mais do que seis horas diárias. De volta ao Brasil, pensou numa escola de pelo menos oito horas, que cuidasse de todas as necessidades deste aluno e futuro cidadão.

Para formar este novo cidadão e profissional, as escolas deviam estar preparadas para educar em vez de apenas instruir, além de instigar a liberdade de pensamento no lugar da passividade. Muitas das questões que a educação de hoje tem como foco, que é o preparo para um futuro incerto, eram também objeto de análise para o pensador-educador.

A felicidade e o bem estar dos estudantes também deveriam ter lugar na escola, para isso sendo necessário uma nova concepção da psicologia infantil.

Teixeira dizia que a compreensão dos conteúdos ensinados em sala de aula deveriam ocupar o lugar da pouco efetiva memorização. O educador acreditava que os estudantes só aprendem quando assimilam algo que, futuramente, poderão acessar e usar de acordo com o que lhes foi ensinado.

Para lidar com este novo aluno, o professor precisaria de novos elementos para muni-los de novos recursos, nova cultura e visão de mundo. Para tanto, instalou novos cursos para professores, defendendo a ideia de que cabia aos professores renovar ao humano para “a grande aventura de democracia que ainda não foi tentada”.

Essa democracia só teria lugar numa escola para todos, pública e em tempo integral. Um exemplo clássico foi a Escola Parque, que ele fundou em 1950 em Salvador e que serviu como inspiração para os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), no Rio de Janeiro, para os Centros Unificados de Educação (Ceus), em São Paulo e em outros modelos ao redor do país.

Teixeira acreditava que a escola pública devia se ocupar de todos os aspectos da vida de seus alunos e professores, desde os cuidados com a saúde até sua formação como cidadão, o que ele prega apaixonadamente em seu livro “Educação Não É Privilégio”.

A escola ideal para Teixeira deveria ser laica, obrigatória, integral e pública, além de estar preparada para atender aos interesses e necessidades de cada comunidade ou município.

O educador também defendia que o ensino deveria ser público até à universidade, e propôs a criação de fundos financeiros para a educação, nos moldes do atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Infelizmente, esse fundo até hoje é insuficiente para a manutenção da educação integral em todo o país, frustrando os sonhos do grande educador que foi Anísio Teixeira.

Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/

Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

anísio teixeira escola integral escola pública inspirações na educação

Post navigation

Previous Post

Literatura deve ser considerada um direito e ser acessível a todos

Next Post

5 documentários brasileiros para inspirar professores e alunos

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
Load More... Follow on Instagram
back to top