Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Inspirações na educação: conheça Howard Gardner

Conhecido pela Teoria das Inteligências Múltiplas, as pesquisas e o trabalho de Howard Gardner são uma grande referência na educação contemporânea

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 5 de novembro de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Nascido na Pensilvânia (estado localizado no nordeste norte-americano) em 1943, Howard Gardner é um psicólogo cognitivo e neurologista educacional ligado à Universidade de Harvard e tornou-se conhecido pela teoria das inteligências múltiplas, que é uma inspiração para milhares de escolas, universidades e educadores em todo o mundo.

Filho de pais que fugiram da perseguição aos judeus na Alemanha nazista que migraram para os Estados Unidos, Gardner entrou em Harvard em 1961 para cursar história. Influenciado por seu colega Erik Erikson, passou a se interessar em ciências sociais, principalmente sociologia, antropologia e psicologia clínica. Após ter contato com o psicólogo cognitivo Jerome Bruner e os textos do pedagogo Jean Piaget, o então estudante decide mudar de área de estudo.

Em 1971, com uma tese sobre a sensibilidade de estilo em crianças, obtém seu doutorado em Harvard e seguiu trabalhando como pesquisador nesta área. Junto a outros pesquisadores, como o filósofo Nelson Goodman, Gardner criou o Project Zero, um grupo de pesquisa que tinha como objetivo focar no estudo sistemático do pensamento artístico e no desenvolvimento da criatividade.

Dez anos depois, o pesquisador foi homenageado com o prêmio da MacArthur Foundation, e em 2011 recebeu o famoso Prêmio Príncipe Astúrias em Ciências Sociais. Howard ainda hoje é professor de Cognição e Educação em Harvard e professor adjunto de Neurologia na Boston University.

A teoria das inteligências múltiplas

Depois de passar a se dedicar à psicologia cognitiva, Howard Gardner desenvolveu um grande interesse pelos processos de aprendizagem, mas guardava desconfiança quanto à forma com que a inteligência era avaliada.

Até aquele momento, meados dos anos 80, o método mais conhecido e aplicado para este fim era o teste de Quociente de Inteligência (QI), criado no início do século XX e que, ao longo dos anos, constatou-se que, na verdade, avaliava penas o raciocínio lógico-matemático.

Junto a outros pesquisadores do grupo Project Zero, Gardner estudou grupos de gênios, e notou que o que era considerado “genialidade” tinha algumas limitações, uma vez que esta categorização excluía diversas habilidades.

O psicólogo e seus companheiros também analisaram indivíduos portadores de lesões cerebrais, etapa da pesquisa que foi importantíssima no mapeamento e relacionamento de algumas partes do cérebro com determinadas competências de aprendizagem.

Ao fim de sua pesquisa, o pesquisador e sua equipe chegaram à conclusão de que existem sete tipos de inteligência: a lógico-matemática, responsável por lidar com números e contas; a linguística, relacionada a idiomas; a espacial, que capacita o indivíduo a expressar-se por meio de desenhos ou maquetes, por exemplo; a físico-cinestésica (não confundir com “sinestésica, que se refere a sensações), que se refere ao potencial que temos em usar o corpo ou parte dele (boca e mãos, por exemplo) para criar formas de expressão; a intrapessoal, dada a quem é capaz de lidar consigo mesmo, e, finalmente, a interpessoal, que habilita o indivíduo a lidar com os seus pares, além da musical, que é autoexplicativa.

Anos mais tarde, a lista ganhou acréscimos, como resultado da continuação dos estudos do norte-americano. Foram identificadas e reconhecidas as inteligências naturalista, demonstrada por aqueles indivíduos que se inclinam por estudar ou aprender sobre as espécies da natureza, e a existencial, que se apresenta como a capacidade de reflexão sobre a vida humana e nosso papel numa escala cósmica.

Fundamentais à educação moderna, as inteligências de Gardner permitiram aos professores que pudessem avaliar e testar diferentes estímulos e dinâmicas de aprendizagem, ajudando os alunos no desenvolvimento de competências e habilidades totalmente diversas.

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

Howard Gardner Inspirações para a Educação Teoria das Inteligências Múltiplas

Post navigation

Previous Post

Educação Matemática Inclusiva: do comitê científico ao compromisso docente

Next Post

Licenciatura em Matemática: saiba mais sobre o currículo do curso

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
Load More... Follow on Instagram
back to top