Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Os jogos são uma excelente ferramenta pedagógica para estudantes de Matemática. Imagem: Acervo Singularidades

Jogos e Matemática: uma combinação que pode ajudar professores e estudantes

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 11 de março de 2020
  • in Posted in PARA APRENDER / BNCC / Destaques / PARA ENSINAR
  • 0

Estudantes do curso de Pedagogia desenvolveram jogos originais e adaptados para ensinar habilidades e objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para crianças do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Conversamos com o professor Guilherme Santinho Jacobik, doutor em Ensino da Matemática, responsável pela mediação desses futuros educadores, sobre esta iniciativa inovadora.

 

Por que os alunos do curso de Pedagogia elaboraram este projeto?

É um dos objetivos principais, não apenas da disciplina Didática do Ensino de Matemática, mas das premissas do curso de Pedagogia como um todo, o aprender na prática. Dessa forma, os futuros pedagogos são desafiados a compreender a BNCC e a desenvolver jogos que aproximem estudantes do 4º e 5º anos dos saberes matemáticos.

 

Por que associar jogos e ensino da Matemática? E por que no 4º e 5º anos?

Para o aprendizado de uma ciência tão estigmatizada, considerada difícil por muitos, abstrata e fora dos contextos reais de vida, como é o caso da Matemática, o jogo faz uma ponte necessária de aproximação das pessoas. Eles compõem um conjunto de objetos, frutos da criação humana, que são os saberes matemáticos.

O jogo é uma situação quase sempre interativa e pouco passiva, sujeita a mudanças e a intervenções criativas. É uma atividade que pode levar o estudante a se divertir e aprender, ou seja, é uma prática significativa.

É comum que os educadores ofereçam jogos aos alunos mais novos, das séries iniciais. No entanto, um estudante do 4º e 5º ano ainda é uma criança, e não só gosta como necessita ser desafiado matematicamente por meio de jogos.

 

Junto com os jogos e suas regras, vimos que estão programadas atividades inspiradas neles. Qual é sua a sua proposta em relação a isso?

São as atividades correlatas, ou seja, relacionadas ao jogo que foi criado. A ideia é que o pedagogo perceba a importância de compreender que este recurso não é um instrumento didático que se basta, que tem fim em si mesmo.

O jogo está interligado à necessidade de chamar a atenção da criança ao conceito matemático que está sendo ensinado e, possivelmente, aprendido.

Então, desafiamos os estudantes de Pedagogia a desenvolverem duas atividades associadas a ele, e que reforcem os conteúdos matemáticos que inspiraram a elaboração dos jogos.

 

Ainda existem barreiras que impedem o uso de jogos na escola? Se sim, quais argumentos você usaria para convencer a quem se opõem a essa prática?

A escola tem se distanciado do emprego de jogos didáticos, criando uma barreira à medida que aumenta a idade dos educandos e seu nível de ensino. É preciso ter claro que, na escola, eles estão a serviço de objetivos didáticos que requerem, para seu bom uso, uma grande reflexão por parte do educador.

Sua eficiência se dá quando seu uso é traduzido como a junção de conteúdos de ensino eficientes para a aprendizagem, e que se aliam ao prazer do aluno. O jogo pode ser uma excelente situação-problema, um estímulo ao domínio dos conhecimentos adquiridos.

Ele não é mero passatempo e nem uma aposta passiva, e tampouco o simples contato com jogos operará o milagre da aprendizagem espontânea. Isso não existe, é preciso intencionalidade e planejamento sério.

 

Se você quer conhecer esses modelos de jogos e usá-los em sala de aula, acesse esta página para conhecê-los e baixá-los!

 

 

Guilherme Santinho Jacobik é doutor em Ensino de Matemática e professor da graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades. 

 

 

 

 

Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/graduacao-em-pedagogia/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

BNCC Jogos Jogos na educação matemática pedagogia

Post navigation

Previous Post

Escola: lugar de fala

Next Post

Inspirações na Educação: conheça Donald Winnicott

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#WebinarSingualaridades No próximo dia 11/03, qui #WebinarSingualaridades
No próximo dia 11/03, quinta-feira, às 19h30, a professora Marina Grilli compartilhará seus conhecimentos sobre o tema “CLIL e as possibilidades do ensino bilíngue no Brasil”. Participe desta conversa sobre esta abordagem de ensino! Faça sua inscrição no link na nossa bio.
#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
Load More... Follow on Instagram
back to top