Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Licenciatura em Matemática: saiba mais sobre o currículo do curso

A Licenciatura em Matemática do Singularidades oferece uma formação cada vez mais abrangente aos futuros educadores

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 7 de novembro de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

A licenciatura em matemática vem se renovando por meio de novos recursos e metodologias pedagógicas, criando novas oportunidades profissionais, na sala de aula e fora dela.

A formação destes professores deve ser cada vez mais abrangente, alinhada à visão do aluno do futuro, o que inclui cultura maker, solução de problemas, abordagem STEAM (Science, Technology, Arts and Mathematics, em inglês) e atividades diversificadas como escape room, realidade aumentada, programação, para ficarmos em alguns exemplos

O objetivo do curso de Matemática é formar um docente preparado para os desafios da Educação Matemática, e não um professor que dialoga exclusivamente com os conteúdos desta área do conhecimento. O foco na investigação, na construção do conhecimento, o olhar interdisciplinar, são alguns elementos que potencializam uma formação que navega por outras áreas além do campo esperado para a área

Enfim, no Instituto Singularidades, a faculdade de Matemática apresenta um currículo que leva em conta as demandas atuais que se mostram potentes para uma formação integradora e que desenvolva competências amplas.

 

Metodologias ativas para ajudar na reflexão matemática

As metodologias ativas, que priorizam a ação reflexiva dos estudantes em todas as situações de sala de aula são parte importante do currículo da licenciatura em Matemática, assim como das de Letras e Pedagogia.

Cada disciplina apresenta focos estratégicos e possibilidades variadas de ação, ora como elemento fundamental da proposta da aula, ora como exemplos de possibilidades para planejar, avaliar ou elaborar propostas de trabalhos específicos, demandados pelos professores, ou para as atuações nos estágios supervisionados.

Há um leque bem diversificado de possibilidades ativas, como a sala de aula invertida, rotação por estações, realidade aumentada, investigação matemática, aprendizagem baseada em problemas, robótica, produção de jogos, recursos e materiais didáticos etc.

A resposta dos alunos a estas novas metodologias vem sendo positiva, ainda que quando iniciam o curso há uma certa surpresa por parte deles e alguma forma de resistência. Isso é interpretado pelos professores como algo natural, porque o modelo de aula que o estudante e futuro educador experimentou até aquele momento era bem diverso.

Passar para um modelo centrado no docente para outro no qual o aluno é o foco exige algum tempo para compreensão do que se espera dele.

Mas, em pouco tempo, o envolvimento e compreensão sobre o processo crescem muito, se tornam evidentes as potencialidades e as aprendizagens alcançadas. Propiciar a experimentação e a vivência destas metodologias em todas as aulas conduz para aprendizagens mais profundas, duradouras, percebidas rapidamente pelos estudantes.

 

Aprendizagem além da sala de aula

Outro ponto reforçado pelo currículo da faculdade de Matemática é aprender também fora da sala de aula. São realizadas saídas a museus, exposições, atividades culturais e educativas variadas, além de um incentivo a participação autônoma dos estudantes para as propostas oferecidas na cidade.

Também são promovidas oficinas em escolas, potencializando o planejamento e o contato dos alunos com outras realidades. Este tipo de atividade acontece também no próprio Instituto, quando os licenciandos planejam e executam exercícios voltados para professores de variadas instituições, supervisionados pelos docentes.

São organizadas, ainda, saídas de campo que têm como objetivo construir cenários possíveis de ação ou intervenção, gerando propostas e projetos de atividades.

Outra forma de vivências fora da sala de aula é a participação em congressos, tanto como participante-ouvinte como por meio da apresentação de algum trabalho, quando há abertura do evento para a participação de alunos ainda em formação.

Os estudantes do curso de Matemática também são convidados a acompanhar seus professores em encontros de grupos de pesquisa ou estudo. Há também parcerias com outras instituições e Organizações Não Governamentais (ONGs), nas quais os licenciandos podem tomar parte de vivências e ações.

Outro ponto que contribui para a ampliação do repertório do aluno é o compartilhamento de disciplinas entre as licenciaturas em Matemática, Letras e Pedagogia.

Isso também ajuda na consolidação de valores importantes para a instituição, como a valorização da diversidade, a escuta, a construção de argumentos, cenários que tragam o outro.

Além disso, essa prática possibilita ao aluno desenvolver um olhar para as intersecções entre as áreas, para as áreas fronteiriças e, portanto, para atualizações na aprendizagem.

Para além disso, ajuda a desmistificar olhares – levar a percepção de que a matemática é cultura, é um processo em construção e está presente em diferentes setores – elementos esses que, no senso comum, não são percebidos.

Este texto foi realizado em parceria com todos os professores da licenciatura em Matemática.

 

Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/graduacao-em-matematica/

Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

curso de matemática faculdade de matemática graduação em matemática licenciatura de matemática

Post navigation

Previous Post

Inspirações na educação: conheça Howard Gardner

Next Post

A avaliação por competências e o futuro do desempenho na escola e na vida

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
Load More... Follow on Instagram
back to top