Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Licenciatura em Matemática: saiba mais sobre o estágio

Tanto no curso de Matemática quanto nos de Pedagogia e Letras esta experiência é um dos diferenciais do Instituto Singularidades

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 28 de novembro de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER / Formação de professores / PARA ENSINAR
  • 0

Além de um currículo inovador, que ensina ao futuro professor novas formas de trabalhar com a matemática, seja por meio de metodologias ativas, solução de problemas, programação ou cultura maker, o estágio é um dos pontos de destaque da licenciatura em Matemática oferecida pelo Instituto Singularidades.

Esta experiência é oferecida ao aluno desde o seu primeiro semestre de curso, e pode ser vivenciada em diferentes níveis de ensino e de instituição. A ideia é que ele sirva como uma mostra das várias trilhas que podem ser traçadas pelos profissionais de educação, como explica o grupo de professores deste curso na entrevista dada ao Blog Singularidades, que você confere a seguir.

 

O estágio oferecido pelo Singularidades desde o primeiro ano é um dos grandes diferenciais das licenciaturas da instituição. Como foi a criação deste programa e sua inclusão no currículo?

Em primeiro lugar foi pensado como um compromisso nosso com a prática docente, desde cedo. Para a efetivação desse princípio, a matriz enfatiza a possiblidade de estágios em diferentes frentes, percorrendo todos os níveis do ensino básico, inclusive os anos iniciais.

Além do ensino básico, os alunos experimentam vivências na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em práticas inclusivas e de educação bilíngue, coordenação pedagógica, políticas públicas e gestão, em cenários educacionais diversos, contemplando inclusive o ensino não formal. O programa se constitui, assim, numa verdadeira trilha por espaços diversificados onde a ação docente se faz presente.

 

O estágio é obrigatório? Como faz um aluno que tem outra profissão e está buscando uma segunda carreira e, portanto, com tempo escasso para estágio?

Sim, os estágios são obrigatórios, tanto por uma questão de atender a legislação vigente, como também pelo compromisso com a prática docente em diferentes cenários. Os licenciandos que trabalham e enfrentam dificuldades de tempo para realização do estágio podem recorrer ao dia do trabalho pessoal, um espaço previsto na grade onde não há aula.

Temos também estudantes que realizam seus estágios durante seu período de férias do trabalho. Como cada estágio tem um tempo máximo de 60h, isso também facilita muito a realização do mesmo.

 

Em quais tipos de escolas e instituições os alunos do curso de Matemática podem realizar seus estágios? Como são feitos estes convênios e parcerias?

Os licenciandos escolhem livremente as escolas, às vezes por conta da proximidade de sua casa, trabalho ou do próprio Instituto, por vezes por motivos pessoais, como estagiar na mesma escola onde realizou o ensino básico. O Singularidades também oferece um mapa das escolas, o que facilita encontrar instituições com o perfil que o licenciando busca.

 

Na pesquisa do Data Popular em parceria com o Singularidades realizada no último ano, o estágio é apontado como uma vantagem competitiva. Como você vê esta percepção do mercado para o egresso da licenciatura em Matemática?

Vivenciar diferentes cenários e iniciar esta experiência desde o primeiro semestre potencializa a construção de saberes, incrementa o olhar sobre a prática, instrumentaliza muito os alunos para as ações didático-pedagógicas, de modo que ao iniciar sua experiência como professor, depois de formado, há um conjunto de competências já desenvolvidas, o que o torna mais bem preparado para a função.

Enfim, é de fato uma vantagem competitiva: o nosso aluno vai para o mercado de trabalho com um conhecimento teórico e prático bem acima da média.

 

Que feedback vocês vêm recebendo dos futuros professores de Matemática sobre seus estágios ao longo destes anos?

Há retornos variados, mas em essência estão ligados a quanto os estágios têm um potencial transformador. Há licenciandos que passam a compreender conceitos ligados à prática educacional, a espaços públicos de educação, de gestão e de ação do professor, o que amplia, transforma e dá mais significado a elementos em estudo.

Também há retornos que implicam na ressignificação ou ampliação de conceitos como diversidade e equidade, possibilitando transformações pessoais, novos olhares e posicionamentos que atingem diretamente a forma de ação e de atuação deste licenciando.

 

Este texto foi realizado em parceria com a equipe de professores da graduação em Matemática.

 

Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/graduacao-em-matematica/

Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

curso de matemática faculdade de matemática graduação em matemática licenciatura em matemática

Post navigation

Previous Post

Música na educação: sim, por que e como?

Next Post

Contexto, facilitação e o improviso no processo de desenvolvimento do jovem

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#WebinarSingualaridades No próximo dia 11/03, qui #WebinarSingualaridades
No próximo dia 11/03, quinta-feira, às 19h30, a professora Marina Grilli compartilhará seus conhecimentos sobre o tema “CLIL e as possibilidades do ensino bilíngue no Brasil”. Participe desta conversa sobre esta abordagem de ensino! Faça sua inscrição no link na nossa bio.
#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
Load More... Follow on Instagram
back to top