Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Memes, gifs e fake news: como o professor pode abordá-los em sala de aula?

Novas formas de linguagem podem ser grandes aliadas dos docentes, como explica o professor Felipe Saldanha

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 12 de março de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Mais atuais que nunca, os memes, gifs e fake news fazem parte do cotidiano de gente de todas as idades, e não apenas dos adolescentes e crianças. Muitas vezes, esses recursos podem não ser acompanhados pelos professores – e às vezes nem pelos alunos, porque giram muito rápido. Mas como trabalhar com estes elementos de maneira que façam sentido em sala de aula?

Estas novas formas de expressão são exemplos de materiais cada vez mais úteis para discussões em ambientes educacionais, além de transpor conteúdos complexos para formas mais simples e próximas do cotidiano do estudante.

Miguel Thompson, diretor executivo do Instituto Singularidades, salienta a importância dos professores colocarem esses temas em sala de aula: “Cada vez mais se quer discutir linguagens. A gente não quer mais ficar falando do iPad, da lousa eletrônica e do celular, mas dos conteúdos que estão lá dentro e são mais apropriados para um destes dispositivos”, explica.

O professor Felipe Saldanha, que ministra o curso on-line “Narrativas Gráficas”, do Instituto Singularidades, inclui o tema em suas aulas ao lado da “arte sequencial” (ou mais conhecida como história em quadrinhos, as HQ’s), além de charges e caricaturas.

Exemplo de meme

Felipe explica que, no caso dos memes, é importante ficar atento à sua durabilidade (geralmente muito curta) e no tipo de mensagem que querem passar (nem sempre confiável ou verdadeira). Os gifs, por sua vez, são muitas vezes derivados dos memes, e igualmente pouco perenes.

“Muita gente pensa que meme e gif são apenas para brincadeiras, mas tratamos esse assunto durante o curso de uma maneira mais analítica, dentro do que eles podem contribuir para a sala de aula”, explica Felipe.

Miguel acredita, ainda, que estamos diante de novas ferramentas de interpretação e também de protagonismo para os alunos “Este universo das HQ’s, dos memes e dos gifs está muito em moda. No ano passado, nós do Singularidades fomos à Comic Con Experience e pudemos constatar isso in loco. O desafio é coletar um tipo de linguagem e transpor para outro, e desafiar nossos alunos a fazerem o mesmo”, avalia o diretor.

Exemplo de GIF

Outro ponto importante – e que está conectado aos memes e aos gifs – sobre o qual os professores devem estar atentos, são as notícias falsas, ou fake news no inglês. Felipe explica que prefere usar a terminologia criada pela jornalista Clair Wardle, que chama este tipo de fenômeno de “desordem de informação”.

“A gente acompanha várias nuances sobre as notícias falsas: às vezes é uma imagem verdadeira, nas num contexto totalmente errado e distorcido; ou um conteúdo que às vezes é completamente fabricado. Há algumas ferramentas para saber se uma imagem é autêntica ou não, conta o professor.

Estar por dentro destas novas manifestações de comunicação e cultura e acrescentá-las aos planos de aula que serão derivados da nova BNCC pode ser uma oportunidade excelente para os professores. Oferecer conteúdos mais instigantes, aumentando o engajamento e a participação de aula nos projetos propostos é um jogo que torna o ensino mais divertido e em que todos, alunos e professores, saem ganhando.

Felipe Saldanha é doutorando em Ciências da Comunicação pela USP , mestre em Tecnologias da Informação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e graduado em jornalismo pela mesma instituição. É professor no Instituto Singularidades.

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

fake news GIFs memes novas formas de comunicação

Post navigation

Previous Post

Narrativas Gráficas: como elas podem ser incorporadas pela BNCC?

Next Post

A reconexão com o humano e outras lições do SXSW, segundo Miguel Thompson

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
#AconteceuNoSingularidades Nesta semana, nossos no #AconteceuNoSingularidades
Nesta semana, nossos novos alunos de Pedagogia participaram de um bate-papo com a Coordenação do curso. Além de darmos as boas-vindas aos estudantes, a coordenadora Cris Nogueira falou sobre a dinâmica do curso e apresentou a grade curricular, entre outros assuntos. Sejam bem-vindos e bem-vindas!
#LetrasSingularidades As inscrições para quem qu #LetrasSingularidades
As inscrições para quem quer estudar Letras em 2021 estão abertas! Venha fazer um curso diverso, culturalmente enriquecedor e que traz para a sala de aula os territórios e a realidade do aluno. O vestibular será realizado de forma remota, por meio de redação on-line. Acesse o link da nossa bio para fazer sua inscrição.
Load More... Follow on Instagram
back to top