Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Mudar de profissão: ser professor

Cada vez mais pessoas de diversas áreas buscam na educação uma nova possibilidade de realização tanto pessoal quanto profissional, comenta a coordenadora do curso de Pedagogia do Singularidades, Cristina Barelli

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 15 de janeiro de 2020
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Nos últimos 5 anos temos observado, no curso de Pedagogia do Singularidades, um movimento interessante: 40 a 50% dos alunos ingressantes já têm uma formação anterior e querem ser professor, migrando para a área de Educação. Ou seja, já possuem uma graduação e, muitas vezes, uma carreira sólida em outra campo profissional.

Além desse percentual significativo de alunos que já possuem uma graduação, verificamos também que o interesse em migrar para a Educação não acontece somente para graduados em áreas próximas, como Psicologia, Letras e outras licenciaturas. São alunos graduados em Direito, Arquitetura, Relações Internacionais, Odontologia e Administração. Alguns desses alunos têm vasta experiência no mercado financeiro, por exemplo.

Dessa constatação, nos surge uma questão, cuja resposta, pode nos ajudar a buscar, cada vez mais, pessoas interessadas em ser professores e gestores de projetos educacionais: o que move esses alunos a migrarem de área e escolherem a Educação?

O que percebemos, pelos interesses profissionais anteriores desses alunos, é que se trata de um perfil bem diverso, mas com algumas características comuns:

  1. Procuram por uma formação inicial diferente da que viveram, pois querem um curso que promova diversas estratégias didáticas e formas de aprendizagem.
  2. Buscam uma relação com a prática desde o início do curso.
  3. As disciplinas que constam na Matriz Curricular do curso de Pedagogia (que você pode conferir aqui) vão ao encontro de suas expectativas de formação como profissionais da Educação.
  4. O fato de iniciarem o estágio curricular desde o 1º. semestre da faculdade propicia a possibilidade de um contato efetivo, e antecipado, com a nova carreira profissional.

 

A busca por realização profissional e propósito é o que mais move os novos alunos

O desejo de iniciar uma nova carreira profissional e, entre várias, escolher a Educação, não é aleatória para esse perfil de alunos: há relatos de que as vivências profissionais anteriores não alimentaram o que buscavam. O que procuram, nessa nova investida, é gostar do que fazem, uma experiência diferente daquela vivida anteriormente.

Na procura por uma realização profissional pautada na Educação, esta é vista como uma área de oportunidades para transformações: de pessoas, de saberes, de condutas e de valores.

Nessa nova investida na carreira, buscam uma estabilidade que justifique essa escolha e, para isso, querem um curso que os prepare de forma qualificada para esse novo espaço de trabalho.

Comumente uma dúvida permeia esse momento: vou conseguir emprego já não sendo tão jovem? Embora o significado de “juventude” que esses candidatos, futuros alunos, colocam, seja muito diferente do que eu enxergo neles: jovens e cheios de coragem pra iniciar novos desafios.

Retomando a dúvida trazida, essa pergunta muitas vezes retrata as experiências que tiveram no mercado de trabalho, que muitas vezes é excludente a quem inicia a carreira com mais maturidade. Corroborada pelas escolas parceiras, presentes em reuniões no Singularidades, que trazem o ponto de vista do empregador, a resposta que eu dou é que a idade não é obstáculo.

Na realidade, experiências diversas anteriores podem ser muito enriquecedoras para o ingresso na área de Educação, que é uma área de conexões. Se a opção do aluno for fazer concurso para trabalhar em escolas públicas, a idade não é uma variável que altere objetivamente no resultado para o ingresso.

Na nossa experiência, esses alunos se inserem rapidamente na área educacional, seja como professores ou gestores de projetos educacionais. Os relatos de que essa tomada de decisão foi certeira é o que ouvimos entre os que optaram por essa mudança.

Para finalizar, o assistam os depoimentos de três dos alunos do curso de Pedagogia do Singularidades, que fizeram a opção de migrar para a área de Educação e inspirem-se em mudar de área!

 

Cristina Nogueira Barelli, coordenadora da Graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades, é mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pedagoga e Fonoaudióloga. Foi professora da Educação Básica. É também autora de livros didáticos para alfabetização. 

 

 

Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/graduacao-em-pedagogia/

Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

curso de pedagogia faculdade de pedagogia Licenciatura em Pedagogia mudança de carreira mudar de profissão

Post navigation

Previous Post

Cuidado, diversão e convivência: o acolhimento aos filhos dos estudantes imigrantes e refugiados

Next Post

Licenciatura em Matemática: saiba mais sobre o mercado de trabalho

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
Load More... Follow on Instagram
back to top