Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Música na educação: sim, por que e como?

A aprendizagem da música desperta habilidades e aptidões necessárias para o pleno desenvolvimento do ser humano

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 26 de novembro de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Recentemente são encontrados inúmeros artigos e pesquisas que demonstram o impacto positivo do ensino da música no desenvolvimento integral do ser humano. Surgem novas abordagens na área e, atreladas a elas, dúvidas sobre que escolhas fazer diante de tantas opções disponíveis.

No dia a dia, profissionais da área da Educação e pais que, conscientes dos benefícios da aprendizagem da música para as crianças, procuram-me, ansiosos. Querem saber qual a melhor atividade musical para iniciar os estudos na área, qual idade ideal para começar, o melhor instrumento, o mais fácil e assim por diante…

Tenho um grande carinho por todos aqueles que constatam que a música é um valioso aliado para a educação de seus alunos e filhos, e têm o cuidado de oferecer a eles essa experiência tão única. E, com o mesmo apreço, divago agora sobre como não transformar essa oportunidade numa experiência mal sucedida.

No ambiente escolar, a música, assim como em outras áreas de conhecimento, faz-se presente no currículo com o propósito de apoiar o processo de ensino-aprendizagem do aluno em sua plenitude. É sobre esse mesmo assunto que abordo no Curso de Verão do Instituto Singularidades, Music & Movement Approaches to Language Learning: Practices to Support the Bilingual Student.

Ao se pensar na trajetória educacional, cantar, dançar e explorar sons do corpo e de instrumentos musicais em grupo numa perspectiva lúdica facilita e favorece o desenvolvimento das habilidades linguísticas, afetivas, sociais e psicomotoras.

Isso significa que estarão frequentemente trabalhando de forma cooperativa, aprendendo a ouvir uns aos outros enquanto buscam soluções para que a sintonia do grupo aconteça, superando os desafios que o aprendizado da Música traz, sejam de cunho específico (a conexão dos processos rítmico, melódico, vocal…) ou geral (psicomotor, cognitivo, afetivo, social).

Aulas particulares de instrumento oferecem o complemento da aprendizagem na escola, pois nessa ocasião a criança estará sob um diferente olhar, focado nas especificidades da linguagem musical.

Essa vivência, por sua vez, oferece ao aluno as vantagens de um desenvolvimento psicomotor específico, que desafia a criança em um contínuo processo de aprendizagem que demanda tempo, paciência e perseverança. Tais habilidades são fundamentais para as conquistas cognitivas e favorecem o desenvolvimento da autoestima.

Entretanto, é muito importante que pais e professores compreendam que o processo de aprendizagem é mais valioso que um resultado final. É durante a contínua atividade que as diferentes habilidades estabelecem conexões que aprimoram as funções cerebrais e propiciam a satisfação.

Aguardar um produto final ou trabalhar em função dele frequentemente gera expectativas irreais, que frustram o aluno em sua jornada prejudicando seu envolvimento e motivação – a essência para que a criança sinta-se realizada, capaz e disposta a superar novos desafios.

O processo de aprendizagem musical, quando aplicado de forma adequada e livre de expectativas (essas cabem ao professor), na intenção de apoiar o crescimento pleno do ser humano – oferece constantemente o benefício do desafio e da superação.

Tudo isso contribui para que a criança aprenda a lidar com suas frustrações, supere obstáculos e celebre suas próprias conquistas, uma vantagem que vai além da competência musical, englobando todos os âmbitos sociais e propriedades intelectuais.

Para saber mais sobre o curso Music & Movement Approaches to Language Learning: Practices to Support the Bilingual Student, clique aqui.

 

Roberta Bonelli Braga é graduada em Música/ Licenciatura e Pedagogia, trabalhou em projetos sociais e redes privadas como Pedagoga e Especialista em Música bilíngue, atuando hoje como professora Especialista de Música em todas as divisões educacionais na Chapel School, em São Paulo. É fundadora e administradora das redes sociais “Music at School: a Survival Guide for All Teachers“, tem a intenção de promover a conscientização da importância da Música no desenvolvimento integral da criança, auxiliando e inspirando profissionais de todas as áreas do conhecimento a implementar Música e Movimento em seus currículos disciplinares.

 

Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/music-movement-approaches-to-language-learning-practices-to-support-the-bilingual-student/

Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

aprendizagem musical ensino de música música na escola

Post navigation

Previous Post

Graduação em Pedagogia: o currículo do curso do Instituto Singularidades e a formação profissional

Next Post

Licenciatura em Matemática: saiba mais sobre o estágio

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#WebinarSingualaridades No próximo dia 11/03, qui #WebinarSingualaridades
No próximo dia 11/03, quinta-feira, às 19h30, a professora Marina Grilli compartilhará seus conhecimentos sobre o tema “CLIL e as possibilidades do ensino bilíngue no Brasil”. Participe desta conversa sobre esta abordagem de ensino! Faça sua inscrição no link na nossa bio.
#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
Load More... Follow on Instagram
back to top