Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

O aprendizado de inglês: ampliação de repertório e construção da cidadania

Para Antonieta Megale, coordenadora dos cursos de extensão e da pós-graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades, aprender inglês nos dias de hoje é uma ferramenta essencial para o futuro professor

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 13 de setembro de 2018
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Nos tempos atuais, com o acirramento da globalização, presencia-se uma alteração substantiva no panorama social, cultural e linguístico mundial. Nesse cenário, é notória a expansão da língua inglesa no planeta, representada, por muitos, como um bem cultural de muito valor no mercado linguístico. No Brasil, evidencia-se um crescimento significativo de escolas de idiomas, escolas bilíngues e programas de ensino que têm como língua de instrução o inglês.

O conhecimento do inglês possibilita o acesso ao mundo dos discursos múltiplos, para que o indivíduo possa compreender o mundo em que vive e dele fazer parte. Percebemos, então, que o uso do inglês é um dos meios mais rápidos de inclusão e ascensão social.

 

Ferramenta de inclusão cidadã

Para além do acesso a informações diversas, das possibilidades no mundo do trabalho, saber inglês é um recurso necessário para a cidadania contemporânea. Isso significa que o conhecimento dessa língua é útil e necessário entre nós, em nossa própria sociedade.

Por meio de uma língua adicional, podemos nos confrontar com visões do mundo distintas das nossas. Assim, o educando tem a possibilidade de ampliar seu repertório e decidir o que desses novos saberes importa para sua vida imediata.

Ao lidar com textos orais e escritos nessa língua adicional e valer-se dela para agir, pode-se conhecer cada vez mais e, desse modo, formar sua própria visão mais atuante e informada acerca dos fatos. Portanto, o educando se torna capaz de agir mais afirmativamente em sua realidade imediata e do mundo maior no qual está inserido.

Podemos, então, considerar que o ensino de inglês tem por propósito geral a formação de um cidadão capaz de atuar em cenários superdiversos, como os que nos deparamos na atualidade.

Isso ocorre uma vez que o educando se torna cada vez mais capaz de avaliar seu lugar na sociedade e compreender como as diferenças foram produzidas ao ter a possibilidade de acessar uma multiplicidade de discursos que circulam em diversos círculos e, desse modo, ampliar seu repertório cultural e sua visão de mundo.

 

 

Antonieta Heyden Megale é Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pedagoga e Bacharel em Comunicação Social. 

 

Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

ensino bilíngue ensino de idiomas língua inglesa

Post navigation

Previous Post

Projeto poste: criação e apropriação do patrimônio urbano

Next Post

As múltiplas linguagens na formação de professores

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#PedagogiaSingularidades Uma formação integral, #PedagogiaSingularidades
Uma formação integral, que valoriza o protagonismo do aluno, o trabalho em equipe e o diálogo entre a teoria e a prática: estude Pedagogia no Singularidades. As inscrições para o vestibular, que acontecerá por meio de redação on-line, já estão abertas: https://bit.ly/2WBc9zN
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
Load More... Follow on Instagram
back to top