Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Aprender por meio de aulas on-line durante a quarentena tem sido uma novidade para estudantes de todo o Brasil. Imagem: Acervo Singularidades

O ensino a distância na quarentena: uma possibilidade pedagógica que veio para ficar

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 8 de abril de 2020
  • in Posted in Desafios contemporâneos / Destaques
  • 0

Num momento em que tudo passa para uma suspensão, as escolas e universidades também se viram obrigadas a parar, em prol do bem comum. A pandemia da Covid-19 fez com que muitas instituições de ensino e professores tivessem que reinventar maneiras de continuar ensinando os alunos à distância, por meio de novas ferramentas pedagógicas, como o ensino a distância. Num primeiro momento, isso gerou insegurança em todos os envolvidos, mas fato é que essa modalidade de ensino vem crescendo muito a cada ano.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 154 milhões de crianças e adolescentes estão sem escola desde o anúncio da pandemia, em todo o mundo. Muitos estarão em casa estudando sozinhos (como estudantes em áreas de vulnerabilidade social), e outros poderão ter acesso aulas on-line.

Entretanto, poucos deles estavam preparados para esta mudança de modalidade de ensino tão rápida, mas estão tentando se adaptar a este novo momento, assim como as escolas, que tiveram de implementar equipamentos e tecnologias propícias para a produção dos conteúdos, e os professores, que buscam preparar aulas dinâmicas e adaptadas para o formato audiovisual.

O ensino a distância é uma das mais fortes tendências para a educação superior, corporativa, pós-graduação e outros programas de educação continuada já há alguns anos. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) em 2016, 2,9 milhões de alunos tomavam parte de cursos on-line (incluindo cursos livres corporativos e não corporativos).

Entretanto, na educação básica esta modalidade esbarra na legislação. O Ministério da Educação (MEC) permite que ela seja usada apenas em situações emergenciais, como a que estamos vivendo agora. Mas muitas escolas possuem plataformas e ferramentas de ensino on-line complementares às presenciais, o que é permitido por lei.

Mas num mundo onde tudo é volátil, incerto, complexo e ambíguo (ou VUCA, sigla em inglês para Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity), a escola tradicional já não estimula a criatividade, o pensamento e o questionamento dos jovens.

Especialistas em educação de todo o país defendem que, dependendo dos resultados da quarentena, muitas escolas poderão passar a adotar mais ferramentas on-line, até que aconteça uma mudança na legislação brasileira, mesmo aquelas que tenham menos recursos, usando-se equipamentos mais simples de filmagem, edição, ou mesmo conteúdo elaborado em conjunto com os alunos, democratizando esta modalidade de ensino.

Nos Estados Unidos, país onde a educação à distância aparece com força em todos os níveis – é o primeiro na lista de uso deste formato no mundo – escolas mais alternativas já apresentam ferramentas e plataformas para que os alunos possam estudar ou estimular a criatividade desde os seus primeiros anos escolares.

Uma das grandes vantagens desta forma de ensino é a que ele pode ser feito de qualquer lugar – hoje em dia, essencialmente em casa, conforme indica a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como as crianças e adolescentes têm, em geral, dificuldades em manter a atenção por muito tempo em atividades on-line, cabe aos professores dosarem a quantidade de conteúdo oferecido por aula, bem como variar nos formatos: animações, gráficos, cartuns e games podem ser bons aliados para manter os estudantes ligados na aula.

 

E.D.A – Experiências Digitais de Aprendizagem – Singularidades e a formação de qualidade do professor

A expressão EAD deixou de existir no Instituto Singularidades no ano passado, com a criação das Experiências Digitais de Aprendizagem (E.D.A). Mudou não apenas a nomenclatura, mas também o conceito: no lugar de aulas tradicionais filmadas e sem recursos de interatividade – que já não respondem às necessidades dos alunos e professores dos dias de hoje e nem tampouco do futuro – formatos engajadores e linguagens que convidem o aluno a pensar.

Recursos como o vídeo em suas variadas formas (animação, websérie, infográficos interativos, games) e os podcasts, um formato que resgata a linguagem radiofônica (e não para de crescer) podem ser utilizados pela E.D.A Singularidades, em busca de uma maior interação com o aluno do presente e do futuro.

A proposta da E.D.A é ajudar na solução de problemas práticos do dia a dia do professor, mantendo o aluno interessado, participativo e com o senso crítico em desenvolvimento. A E.D.A, ainda, compartilha a filosofia do Instituto Singularidades em todos os seus cursos: oferecer educação de qualidade e formação de excelência, por meio de metodologias modernas e alinhadas com o nosso tempo, que permitam ao futuro professor aprender por meio da prática.

 

Dica: três cursos do Instituto Singularidades liberados durante a quarentena

Quer aproveitar a quarentena para conhecer um pouco mais da E.D.A Singularidades, aprender novos temas e ter aulas em formatos inovadores que você poderá, futuramente, adotar também com os seus alunos? Estamos disponibilizando três cursos on-line grátis neste período: Comunique-se em Libras: acessibilidade já; BNCC na Creche: bebês em foco, e Ler em Rede – a mediação na formação de professores.

Acesse esta página e faça sua matrícula da seguinte maneira: cada um dos cursos aparecerá com o custo de R$ 0,00 no site do Instituto Singularidades. Você realizará todo o passo a passo de uma compra normal, mas ao final não será cobrado nenhum valor. Não deixe passar esta oportunidade para ganhar conhecimentos que, depois de passada a pandemia, serão muito úteis nas suas aulas!

 

Para saber mais: https://loja.isesp.edu.br/categoria-curso/paravoce
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

E.D.A. Singularidades educação a distância educação na quarentena

Post navigation

Previous Post

Se cuida, professor: dicas para manter a saúde mental em tempos de pandemia

Next Post

10 boas notícias sobre a quarentena

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#WebinarSingualaridades No próximo dia 11/03, qui #WebinarSingualaridades
No próximo dia 11/03, quinta-feira, às 19h30, a professora Marina Grilli compartilhará seus conhecimentos sobre o tema “CLIL e as possibilidades do ensino bilíngue no Brasil”. Participe desta conversa sobre esta abordagem de ensino! Faça sua inscrição no link na nossa bio.
#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
Load More... Follow on Instagram
back to top