Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

O futuro da escola passa pelas metodologias ativas

Deixar o formato tradicional de aula e adotar metodologias em que os alunos ganhem protagonismo e possam relacionar melhor a teoria com sua vida prática é fundamental para os alunos de hoje, explica a professora Carolina Costa Cavalcanti

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 2 de julho de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA ENSINAR
  • 0

A escola de hoje, com seu formato tradicional de aula expositiva e muito centrada no professor, já não abarca todos os interesses dos alunos atuais e futuros. O mundo muda muito e rápido: novas abordagens e metodologias pedagógicas que coloquem o aluno como protagonista e utilizem diferentes formas de linguagem devem ser usadas para tornar a educação mais atrativa para a geração Z, formada pelos nativos digitais. Entre as mais faladas e aplicadas recentemente estão as metodologias ativas, que é um dos diferenciais do ensino do Instituto Singularidades.

Aquele aluno passivo, que só absorvia o conteúdo transmitido pelo professor está em processo de extinção, e muitas escolas ainda não se deram conta disso. “Os estudantes de hoje já não são mais como caixinhas onde o professor vai derramando o conteúdo. Eles precisam vivenciar experiências de aprendizagem que são engajadoras, que façam com que eles coloquem a mão na massa. Que os ajude a criar suas próprias ideias, perceber ideias complexas no mundo que o rodeia e, ainda, pensar em soluções para problemas”, avalia a professora Carolina Costa, professora do curso Metodologias Ativas: princípios, práticas e tecnologia, cuja aula inaugural pode ser conferida aqui.

 

Os princípios da abordagem pedagógica 

Tendo como base seu livro “Metodologias Inov-Ativas na Educação Presencial, a Distância e Corporativa” escrito em parceria com Andrea Filatro, Carolina lista alguns dos princípios das Metodologias Ativas que serão abordados no curso.

O primeiro deles é o protagonismo. Segundo ela, o aluno de uma escola ou professor que utiliza essa abordagem participa, está envolvido e é o dono de sua aprendizagem, não sendo meramente um receptor de conteúdo.

O segundo princípio é o da reflexão-ação. “Nas metodologias ativas o aluno vai agir para aprender o processo a partir de experiências práticas, mas ele precisa parar em algum momento para refletir. Esses são os momentos em que o estudante vai fazer conexões entre aquilo que viveu durante suas experiências de aprendizagem e a teoria que também está aprendendo”, explica a professora.

Carolina rebate os que dizem que nesta abordagem não é estudado o conteúdo. Ela explica que os professores precisam partir da base teórica para fundamentar e ajudar o aluno a fazer conexões dela com os problemas do mundo que o rodeia. Ela tá um exemplo prático de como o professor pode incentivar esta conexão.

“Os alunos podem pesquisar sobre a escassez da água no seu município, em como lidar com esse problema tão complexo. Eles pesquisam, conversam com os vizinhos, com outras pessoas da comunidade, talvez visitem a prefeitura para falar com gestores públicos e para entender essa questão. Mas depois eles voltam para sala de aula, para os materiais didáticos, para buscar na teoria o que os especialistas dizem de tal assunto. Esses momentos de reflexão tomam uma dimensão muito mais interessante, juntando o âmbito conceitual e o prático. Essa junção é muito importante para aprendizagem”, explica.

O terceiro princípio que fundamenta as metodologias ativas é a colaboração. Há uma crença por parte de alguns educadores de que só se pode fazer metodologias ativas em grupo. Segundo Carolina, o professor pode tanto propor atividades nas quais o aluno trabalha de forma individual, mas geralmente fica mais engajador trabalhar em grupos. “Nas equipes, a gente vai ter pessoas com perfis diferentes, com visões de mundo opostas, e essa junção de perspectivas é muito rica para o processo de aprender”, avalia.

A professora reforça que, quando questionado sobre o que sabe, o estudante é provocado a justificar suas crenças e defender suas ideias, o que o move para seguir em busca do conhecimento. Então a colaboração é uma base muito forte quando pensa-se em metodologias ativas, e ela pode se dar de diferentes formas.

“A gente vê alunos colaborando não só em sala de aula organizados em grupos, mas também por meio das tecnologias disponíveis, seja pelo uso de redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp, por exemplo”, relata a professora.

Além destes conceitos, Carolina irá se aprofundar em outros pontos fundamentais das metodologias ativas, como a sala de aula invertida, o movimento maker e o design thinking. O curso usa de múltiplas linguagens, como vídeo, vídeoaula, podcast, cartuns, textos e atividades práticas. Quer aprender mais sobre essa abordagem pedagógica tão inovadora? Aproveite o desconto para se matricular já!

 

Carolina Costa Cavalcanti é doutora em Educação pela USP, mestre em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Tecnológico de Monterey (México) e é pesquisadora do Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP. Também é professora do Instituto Singularidades.

 

Para saber mais: https://loja.isesp.edu.br/cursos/todososcursos/metodologias-ativas-de-aprendizagem/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

escola do século XXI metodologias ativas metodologias inovadoras

Post navigation

Previous Post

EAD impulsiona setor da educação com qualidade e atualização constante

Next Post

BNCC: um convite à moderna educação

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
#AconteceuNoSingularidades Nesta semana, nossos no #AconteceuNoSingularidades
Nesta semana, nossos novos alunos de Pedagogia participaram de um bate-papo com a Coordenação do curso. Além de darmos as boas-vindas aos estudantes, a coordenadora Cris Nogueira falou sobre a dinâmica do curso e apresentou a grade curricular, entre outros assuntos. Sejam bem-vindos e bem-vindas!
#LetrasSingularidades As inscrições para quem qu #LetrasSingularidades
As inscrições para quem quer estudar Letras em 2021 estão abertas! Venha fazer um curso diverso, culturalmente enriquecedor e que traz para a sala de aula os territórios e a realidade do aluno. O vestibular será realizado de forma remota, por meio de redação on-line. Acesse o link da nossa bio para fazer sua inscrição.
Load More... Follow on Instagram
back to top