Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

O gestor escolar do futuro e os desafios à sua espera

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 27 de novembro de 2018
  • in Posted in COMO GERIR / Destaques
  • 0

A escola do futuro apresenta aos novos gestores escolares desafios que vão muito além do que os profissionais tradicionais vinham aprendendo e executando até agora.

Entender as necessidades humanas e tecnológicas da comunidade escolar ganhou uma importância muito maior num mundo hiperconectado e com relações cada vez mais superficiais, onde o Whatsapp tantas vezes substitui a boa e velha conversa olho no olho.

Além disso, estar atento às mudanças no mundo do trabalho, que pede um foco maior em profissões não tradicionais é cada vez mais obrigatório.

Quais os desafios o esperam e como o novo gestor deve estar preparado para lidar diante deste cenário? Conversamos com Miguel Thompson, Diretor Executivo do Instituto Singularidades, e ele nos deu algumas pistas sobre estas e outras questões. Confira na entrevista a seguir.

 

Na parte pedagógica, quais são os grandes desafios do gestor escolar do futuro?

A sociedade vem sofrendo grandes transformações nas últimas décadas, nas relações cotidianas, na economia e na forma como vê o ambiente. Um dos grandes desafios do gestor é entender e acompanhar essas mudanças, além de propor possibilidades estratégicas para seu projeto educacional.

Há um aspecto muito importante que deve receber particular atenção do gestor: o mundo do trabalho. Com as novas formas de produção, influenciado pela cultura digital, deve-se repensar as relações de tempo, espaço, hierarquias e papeis funcionais do trabalhador.

Seja o que espera os alunos no futuro, como as novas formas de emprego e o desaparecimento de muitas funções produtivas, sejam os professores e todos os trabalhadores envolvidos no projeto de escola liderado pelo gestor. Vale também atentar-se a maneiras de remunerar aulas a distância, às formas de gerir conexões educativas on-line e os modelos de gestão compartilhada da escola.

Criar uma cultura de flexibilidade de troca entre todos os atores escolares (alunos, famílias, funcionários administrativos, professores) para o encaminhamento dos problemas complexos e cada vez mais originais que surgem passa a ser urgente.

Além disso, pensar numa gestão compartilhada, no acompanhamento de tendências e na leitura antecipada de possíveis problemas será fundamental para o administrador escolar conduzir com eficiência seu projeto e o desenvolvimento de toda comunidade educativa.

 

E na questão administrativa? Quais modelos de gestão você vê como promissores?

Cada vez mais planejar será fundamental. Não como elemento de amarra, mas como um referencial. Em um mundo tão dinâmico, cotidianamente surgem imprevistos e oportunidades que exigem um replanejamento administrativo. Mais do que nunca, uma visão estratégica será fundamental, e também estendê-la ao propósito e à manutenção da cultura institucional.

A flexibilidade das emergências cotidianas não pode alterar essa visão da instituição, sob o risco de perda de foco e eficiência. Assim, planejar para replanejar, para redimensionar orçamentos, processos e alocar pessoas para que atinjam seu máximo potencial será fundamental.

Em um cenário imprevisível, será muito importante estar atento ao cotidiano, ler suas dinâmicas, apoiar decisões de colaboradores sem nunca abrir mão dos propósitos e da cultura institucional. Essa “visão de helicóptero” será fundamental para que a instituição atinja seu nível ótimo em um ambiente de grandes turbulências.

 

Vivemos dias em que somos muito conectados e dependentes de aparatos eletrônicos. A escola vem buscando adequar-se a isso? Como o gestor escolar deve planejar o investimento neste tipo de recurso?

O foco cada vez mais é a conectividade. Investir em hardwares como computadores cada vez mais se torna temoroso, uma vez que a taxa de obsolescência desses aparelhos é muito alta. Por outro lado, a popularização de aparelhos móveis estimula que passemos para os usuários a responsabilidade de portá-los, em um conceito denominado BYOD (Bring Your On Device ou “Traga o seu próprio dispositivo”), cabendo à escola investir em aparelhos que possibilitem essa conectividade, wi-fi e softwares de segurança.

Evidente que para as crianças que ainda não portam celulares e outros portáteis haverá a necessidade de PCs na escola, mas que exigirão menos atualizações que os destinados aos estudantes mais velhos e professores mais tecnológicos.

Investir em uma Tecnologia Educacional (TE) será muito importante, por meio da contratação de aficionados pelo mundo digital e formação dos mesmos para as necessidades didático-pedagógicas da escola. Ainda nesse campo o ser humano será fundamental.

 

Na questão de gestão de recursos humanos, a escola, como a sociedade, deve respeitar a diversidade de sexo, cor e orientação sexual de seus funcionários. Como este gestor pode contribuir neste processo?

As questões de identidade cultural (sexo, raça, social) devem ser levadas em consideração na hora de compor o quadro de colaboradores. A diversidade de posições, origens e ideologias é muito importante para que possamos colocar na escola diferentes pontos de vista.

Os problemas contemporâneos não podem mais ser resolvidos com visões hegemônicas do passado. Hoje, há diversos grupos organizados da sociedade que defendem projetos minoritários, afirmações de cultura e e de ideias.

Ao contratar novos colaboradores, é sempre interessante ativar esses grupos para que possam contribuir e indicar pessoas para ocuparem as posições necessitadas. Buscar uma multiplicidade de vozes para que contribuam eficientemente para o atingimento dos objetivos da escola é uma das formas contemporâneas mais importantes e interessante para a nova gestão escolar.

 

Finalmente, que atributos deve ter um profissional que quer ser um gestor escolar? 

Deve ter os conhecimentos técnicos de um administrador, conhecer elementos do mundo da educação, ser antenado com as mudanças sociais, bem informado e ter o propósito de transformação dos indivíduos e da sociedade para um mundo mais justo e melhor como agente norteador de suas ações. Por fim, uma grande paixão pelo que faz é fundamental!

 

Miguel Thompson é Diretor de Operações do Instituto Singularidades.  Licenciado em Biologia pela Universidade Mackenzie, doutor e mestre em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP), Thompson também tem um MBA em Markting pela Fundação Instituto de Administração, da mesma instuição. 

 

 

 

Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

escola do futuro gestão escolar gestor do futuro

Post navigation

Previous Post

Travessuras no planejamento didático

Next Post

O que é essa tal de neurociência na escola?

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
Load More... Follow on Instagram
back to top