Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
O uso de ferramentas e aplicativos da internet mudou a relação de alunos e educadores com essas mídias. Foto: Acervo Singularidades

O papel da educação na era informático-midiática: entre fatos e opiniões, likes, WhatsApp, ciências e fake news

Maicon da Cunha, estudante do curso de Letras do Singularidades, analisa como o uso da internet, por meio de aplicativos e redes sociais deu origem a novas formas de consumo de informação

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 22 de janeiro de 2020
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

A produção de conteúdo, que até algumas décadas atrás se centralizava apenas nos grandes veículos de comunicação (como os jornais, revistas, programas de rádio e canais televisão), já é uma realidade presente em grande parte da população brasileira, uma vez que o acesso à internet atravessa a vida de aproximadamente 166 milhões de pessoas no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, basta apenas alguns cliques e usos de aplicativos para que se produzam e consumam, todos os dias, novos conteúdos midiáticos e formas de interação social, inclusive no universo da educação.

Diante disso, grandes questões deveriam nos cercar como educadores: por que esses usos da internet não têm sido feitos (em muitos casos) de maneira ética, educadora e significativa? Como as escolas poderiam promover um melhor uso dessas tecnologias?

Essa é uma discussão que gira em torno dos Multiletramentos, um estudo que considera as práticas sociais de interação humana por intermédio das novas tecnologias do mundo digital.

Dominar as ferramentas digitais e aplicativos de celular não significa, exatamente, compreender de forma crítica os conteúdos divulgados, produzidos e articulados na grande rede.

Nossos alunos, assim como as outras pessoas, podem saber utilizar múltiplos programas em seus aparelhos, mas se não desenvolveram a capacidade de avaliar o que estão lendo e divulgando, o uso torna-se frágil e incompleto, trazendo uma série de consequências para o mundo.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instituída recentemente para nortear os direitos de aprendizagem dos cidadãos brasileiros, é importante que os nossos estudantes sejam capazes, ao final da educação básica, de compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

Para isso, é importante adentrarmos nessas novas práticas do mundo contemporâneo, traçando as possibilidades para um uso mais consciente da tecnologia. Um exemplo de contato possível é o podcast, um gênero discursivo feito em áudio que pode ser elaborado e consumido com os próprios dispositivos cotidianos: celulares, computadores, tablets etc.

Com ele, é possível articular diversos temas de muitas formas, para múltiplos públicos. Assim, a divulgação de conteúdos e conhecimentos para as pessoas pode ser feita de forma mais atraente, coerente, ética, responsável e significativa.

 

Nas multimídias, novas possibilidades pedagógicas

O Instituto Singularidades, em 2019, deu início ao um canal de podcasts Educaramba, com o objetivo de aproximar os professores de todo o Brasil com as novidades relacionadas à educação. Para isso, foram convidados diversos especialistas que pudessem compartilhar experiências sobre os mais diversos assuntos educacionais.

Além do Educaramba, muitos outros canais têm produzido e divulgado conteúdos que dialoguem com seus públicos, como é caso do Quadro em Branco, um canal do YouTube que, além da produção de áudio, utiliza recursos visuais para aproximar seus espectadores: estudantes, pessoas interessadas em arte e cultura, leitores etc.

Esses gêneros podem, além de ser consumidos, elaborados por nossos alunos no espaço escolar, desde que a mediação docente se articule para desenvolver as habilidades e competências previstas pela BNCC.

Muitos Recursos Educacionais Abertos (REA), como o Audacity e o Movie Maker, são ferramentas de fácil utilização e acesso que podem auxiliar tais atividades. Assim, é possível que nossos alunos articulem temas de seus interesses, sem que deixemos de mediar tais contatos de modo desafiador, crítico, consciente, ético e responsável.

Os REAs possuem manuais técnicos de utilização, algo que poderá ajudar professores menos habituados com as práticas do mundo digital. A maior relevância de se trabalhar com essas questões é, portanto, trazer nossos alunos para uma maior compreensão do funcionamento do mundo, além de possibilitar novos significados e práticas para a vida em sociedade, que está em constante mudança e necessita de preparo.

 

Maicon da Cunha é aluno da Licenciatura em Letras do Instituto Singularidades.

 

 

 

Para saber mais: https://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/graduacao-em-letras/

Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

educação midiática formatos alternativos de comunicação internet podcasts produção de conteúdo

Post navigation

Previous Post

Licenciatura em Matemática: saiba mais sobre o mercado de trabalho

Next Post

O que é biomimética e como ela pode ser utilizada na escola?

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
Load More... Follow on Instagram
back to top