Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

O que é essa tal de neurociência na escola?

Uma nova ciência que ajuda a entender como pensam e aprendem os estudantes: a professora Adriessa Santos apresenta-nos a neurociência e como ela pode ser aplicada na escola

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 29 de novembro de 2018
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Antes de começarmos a nossa conversa sobre como a neurociência pode de fato ser aplicada na escola, é importante deixarmos claro o que torna essa ciência merecedora de grande destaque e interesse nos dias atuais.

Para isso, vamos começar com uma analogia. Qual é o principal instrumento de trabalho de um médico? Caso você tenha pensado em um bisturi ou um estetoscópio, não errou, mas a ideia nesse caso é outra. Agora, se você respondeu que é o corpo humano, acertou!

Você seguramente não faria uma cirurgia no coração com um médico que não entende muito de sistema circulatório, verdade? Vamos para outra: qual é o instrumento de trabalho de uma manicure? Provavelmente você já pensou nas unhas como resposta, ao invés de ir direto para a lixa e o alicate.

 

O instrumento de trabalho do professor

Agora vamos à grande pergunta: qual o principal instrumento de trabalho de um professor? A sua resposta pode ter sido a lousa, o giz, o apagador, os livros, o conhecimento… mas na verdade, o grande instrumento de trabalho de um professor em sala de aula é a “cabecinha” do seu aluno.

Agora, a pergunta final: professor, você conhece o seu principal instrumento de trabalho? É disso que estamos falando quando nos referimos ao uso da neurociência na escola.

Podemos definir a neurociência de forma bem generalista, como a área que se dedica ao estudo do sistema nervoso. Mas é importante ressaltar que esses conhecimentos não são específicos para a educação, eles na verdade, ganham cada vez mais notoriedade por conta das inúmeras contribuições que podem oferecer a esta área de conhecimento.

Daremos vários exemplos nos nossos próximos encontros por aqui no Blog Singularidades, mas há algo que precisa ficar claro neste momento: a neurociência não trará a desejada “receita de bolo”, sabe aquela que resolverá “todos” os problemas da sala de aula? Definitivamente isso não acontecerá.

Ela atuará como uma ferramenta nas suas práticas de ensino. Mas há algo que eu posso te garantir: você nunca mais olhará para um aluno da mesma forma depois de entender o que de fato se passa na “cabeça” dele. E na sua também!

Quer entender mais sobre esse assunto? Espero você aqui nos meus próximos textos sobre esta área fascinante. Até lá!

 

 

Adriessa Santos é coordenadora do curso de Pós-graduação em Neurociência na Escola no Instituto Singularidades

 

 

 

 

 

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/neurociencia-na-escola-2/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

escola do futuro neurociência; neurociência na escola

Post navigation

Previous Post

O gestor escolar do futuro e os desafios à sua espera

Next Post

Como preparar os jovens para empregos que ainda não existem

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#PedagogiaSingularidades Uma formação integral, #PedagogiaSingularidades
Uma formação integral, que valoriza o protagonismo do aluno, o trabalho em equipe e o diálogo entre a teoria e a prática: estude Pedagogia no Singularidades. As inscrições para o vestibular, que acontecerá por meio de redação on-line, já estão abertas: https://bit.ly/2WBc9zN
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
Load More... Follow on Instagram
back to top