Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Para os pequenos e grandes: brincadeiras para se fazer em casa

Selecionamos quatro brincadeiras para divertir e ensinar as crianças na quarentena, principalmente aos finais de semana

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 29 de abril de 2020
  • in Posted in Desafios contemporâneos / Destaques
  • 0

Na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, as brincadeiras fazem parte dos seis direitos fundamentais dos alunos. E em tempos de quarentena e reclusão, muitos pais e professores têm tido dificuldades em criar novas formas de brincar com as crianças, que não utilizem os meios digitais.

Nos finais de semana, muitas das famílias estão tão cansadas com as obrigações profissionais, domésticas e com o confinamento em si, que acabam deixando os pequenos com seus brinquedos de sempre ou assistindo vídeos e desenhos em seus tablets, celulares ou televisores.

Além disso, muitos pequenos têm demonstrado estresse, apatia e cansaço por passarem vários dias seguidos dentro de casa, na companhia apenas dos pais e irmãos (quando são várias crianças em casa), longe dos amigos e em espaços físicos nem sempre adequados para eles, além da excessiva quantidade de tarefas que muitas escolas têm passado a eles.

Uma forma de deixar a convivência mais leve, principalmente aos finais de semana, quando os pais têm mais tempo para se dedicarem aos filhos, é usar brincadeiras tradicionais, que ensinam ao mesmo tempo que divertem as crianças para criar-se um espaço de aproximação e diversão entre todos os membros da família.

Ana Tatit, professora de Artes do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, lançou no final do ano o livro Brincadeiras para Tirar o Bumbum da Carteira, escrito em parceria com a educadora e professora Patricia Penido, no qual as autoras apresentam mais de 150 brincadeiras conhecidas no Brasil e em outros países.

No livro, as autoras defendem a ideia que o brincar prepara as crianças para a vida e cria representações do cotidiano para interpretá-lo melhor. Ana vem publicando em sua conta no Instagram uma série de brincadeiras para pais, avós, tios e mesmo os educadores incorporarem às atividades durante a quarentena.

Separamos quatro delas, duas para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e, as outras, para as que estão no infantil para inspirar e fazer com que as crianças (e os adultos também) saiam das cadeiras e dos sofás. Vamos lá?

 

No Natal eu ganhei…

Nessa brincadeira, as crianças devem contar que presente ganharam no Natal. Conforme cada participante fala, o próximo tem de falar o que ganhou e repetir o que os anteriores receberam. O objetivo da brincadeira, conta a professora Ana, é reforçar a concentração e a atenção, além de divertir muito todo mundo!

Confira o vídeo aqui!

 

Isso me lembra…

Outra brincadeira que reforça a atenção e a memória, citando objetos, animais, brinquedos, cores ou qualquer outro tema. Uma pessoa começa com a frase “Isso me lembra…”, e o participante seguinte cita outra coisa e mais o que o anterior contou. A conexão entre o que as crianças falem ao longo do brincar deve ser alvo de atenção, dando-se várias voltas até alguém esquecer, repetir ou confundir o que foi dito antes. Quando isso acontecer, é só começar tudo de novo!

Confira o vídeo aqui!

 

Fui à lua e levei…

Nessa brincadeira, os participantes têm que adivinhar o que pode ou não ser levado para a lua. O adulto ou criança que dá início fala “Fui para a lua e levei…” qualquer coisa que queira. Mas como é uma brincadeira de categorias, os seguintes terão de seguir o mesmo padrão. Por exemplo, se o primeiro citar uma palavra que começa com a letra “T”, todos os seguintes devem fazer o mesmo.

Os critérios são variados: a letra com que o objeto começa, cores, frutas, brinquedos (para as crianças que ainda não sabem ler, por exemplo). Os educadores ou a família podem criar o que quiser e for correspondente à idade das crianças. Para os mais velhos, os desafios podem ser maiores, como ações (“fui à lua e mergulhei num lago”, por exemplo), e o que mais a imaginação mandar!

Confira o vídeo aqui!

 

Batidas de copos

Uma brincadeira indicada para os estudantes dos primeiros anos do fundamental e também para os do infantil, que já tenham uma noções rítmicas e uma boa coordenação motora. Os objetos necessários serão copos de plástico mais forte (ou acrílico) ou latinhas.

A partir deles, os participantes vão seguindo um passo a passo ritmado, até que todos estejam sincronizados e que possam acelerar o ritmo. Segundo a professora, é ideal para acompanhar canções e parlendas, que são essas músicas que aprendemos na infância, como “A Canoa Virou”, “Sapo Cururu” etc.

Confira o vídeo aqui!

 

Gostou das nossas sugestões de brincadeiras? Faça com seus alunos, filhos, sobrinhos ou netos e conte para a gente como foi essa experiência tão rica e divertida!

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

brincadeiras em casa brincar e aprender covid-19 quarentena

Post navigation

Previous Post

Nós fazemos assim: dicas dos professores na quarentena

Next Post

3 dicas de séries para inspirar alunos e professores na quarentena

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#WebinarSingualaridades No próximo dia 11/03, qui #WebinarSingualaridades
No próximo dia 11/03, quinta-feira, às 19h30, a professora Marina Grilli compartilhará seus conhecimentos sobre o tema “CLIL e as possibilidades do ensino bilíngue no Brasil”. Participe desta conversa sobre esta abordagem de ensino! Faça sua inscrição no link na nossa bio.
#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
Load More... Follow on Instagram
back to top