Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

Margareth Polido, coordenadora da graduação em Matemática do Singularidades, conta no texto de hoje como o efeito surpresa da pandemia fez com que o grupo de professores desta área criasse formas colaborativas e criativas de ensinar e compartilhar experiências

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 15 de julho de 2020
  • in Posted in Desafios contemporâneos / Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Já é lugar comum dizer que fomos todos pegos de surpresa nesta pandemia. Surpresas das mais diversas ordens. Há aquelas que nos assustam, que nos colocam frente a um sentimento de “talvez seja melhor recuar”, mas há outras que nos encantam e nos levam a um campo novo “certamente temos que avançar”.

Esse sentimento de ser surpreendido, que acabou a levar-nos ao encantamento e a um desejo enorme de avançar, foi o que ocorreu com os docentes da licenciatura em Matemática do Singularidades, no decorrer deste primeiro semestre letivo de 2020.

Tudo começou com uma ideia singela, contribuir com os professores que ensinam matemática, oferecendo um espaço para conversar sobre possibilidades de recursos digitais que auxiliassem na lida com os alunos, que ajudassem na transposição didática, que potencializassem aprendizagens.

Com essa ideia em mente, foram planejados seis encontros virtuais, selecionados alguns recursos digitais, elaborados materiais de apoio. A grande surpresa não foi termos professores do ensino básico comprando a ideia, participando dos encontros, trazendo contribuições.

Afinal, a proposta era essa mesma, que os professores participassem. A surpresa foi gerar nesses encontros uma rede de professores parceiros, um conjunto de profissionais prontos para compartilhar saberes, para expor suas dúvidas, pessoas que nos seguiram semana a semana, sem esmorecer.

Os inúmeros registros de gratidão pela nossa singela empreitada, os diversos pedidos para novos encontros, as ofertas de ideias para uma série nova foram decisivos para considerarmos que não era possível parar.

Dois novos encontros foram organizados e (cereja do bolo!) com estes mesmos professores, agora parceiros, compartilhando seus projetos, aulas, atividades e caminhos que construíram.

Os encontros virtuais possibilitaram que a discussão, a partir da troca de saberes sobre instrumentos e metodologias digitais, chegasse nos rincões do Brasil, indicando um hiato nessa questão, no que tange às estratégias metodológicas para o ensino de Matemática.

Dada a surpresa positiva, que alimenta o desejo de seguir em frente, pensamos coletivamente em novas formas de continuar com essas trocas. Dentre elas, está uma nova série de encontros virtuais para o segundo semestre, a formação de um grupo de estudos (do qual já falamos aqui no blog)  e a abertura de um grupo no Facebook,  fomentando um ambiente colaborativo, que ajude a promover a reflexão sobre o fazer docente no ensino de Matemática.

Uma palavra bastante apropriada para tudo isso é o verbo “reinventar”. Segundo o Dicionário Online de Língua Portuguesa, um dos significados dessa palavra é “recriar uma solução para um problema antigo, mas que exige uma nova abordagem”.

Assim, aspiramos pela (re) construção de um caminho que una e reúna os docentes para enfrentar velhos problemas, com novas soluções. Venha enveredar conosco pelo caminho da descoberta!

Você, educador, pode acompanhar a nossa série de encontros virtuais aqui, e também participar do nosso grupo do Facebook. Venha com a gente!

 

 

Margareth Polido Pires é coordenadora da Licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades

 

 

 

Compartilhe com a gente como você, seus colegas e sua escola trabalharam com o “efeito surpresa” da pandemia!

 

Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.br
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

criatividade na educação educação na pandemia ensino de matemática novas ferramentas de ensino

Post navigation

Previous Post

Formar professores e ensinar na incerteza: aprendizagens no período da pandemia

Next Post

Dia Nacional do Escritor: 10 curiosidades sobre grandes autores brasileiros

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
#AconteceuNoSingularidades Nesta semana, nossos no #AconteceuNoSingularidades
Nesta semana, nossos novos alunos de Pedagogia participaram de um bate-papo com a Coordenação do curso. Além de darmos as boas-vindas aos estudantes, a coordenadora Cris Nogueira falou sobre a dinâmica do curso e apresentou a grade curricular, entre outros assuntos. Sejam bem-vindos e bem-vindas!
#LetrasSingularidades As inscrições para quem qu #LetrasSingularidades
As inscrições para quem quer estudar Letras em 2021 estão abertas! Venha fazer um curso diverso, culturalmente enriquecedor e que traz para a sala de aula os territórios e a realidade do aluno. O vestibular será realizado de forma remota, por meio de redação on-line. Acesse o link da nossa bio para fazer sua inscrição.
#CursosDeExtensãoSingularidades Se você atua na #CursosDeExtensãoSingularidades
Se você atua na Educação Bilíngue e quer aprimorar seus conhecimentos sobre planejamento e execução de aulas CLIL, inscreva-se no curso “Educação bilíngue: a abordagem CLIL”. Acesse o link na nossa bio para saber mais sobre este curso!
#PósGraduaçãoSingularidades A implantação da #PósGraduaçãoSingularidades
A implantação da BNCC do Ensino Médio já está em execução e vai trazer mudanças significativas para a educação brasileira. Venha conhecer nossa Pós BNCC no Ensino Médio: práticas para o currículo escolar e aprofundar seus conhecimentos. Acesse o link na nossa bio para fazer sua inscrição e para saber mais.
#ParceiroSingularidades O Singularidades firmou um #ParceiroSingularidades
O Singularidades firmou uma parceria com o Bradesco para oferecer linhas de crédito para alunos da graduação. Por meio desta iniciativa, o estudante poderá pagar cada semestre em 12 meses e renovar o parcelamento após o pagamento do anterior. Neste link você pode saber mais e simular o seu financiamento. Uma ótima notícia para quem quer começar o ano preparando-se para atuar no mundo da educação!
Load More... Follow on Instagram
back to top