Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

Resenhas de literatura infantil: segundo post da nova série

No segundo post da nova série, a professora Cris Mori resenha uma história de amizade pouco usual, mas muito significativa nos dias de intolerância e julgamento no qual vivemos

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 2 de maio de 2019
  • in Posted in Destaques / PARA ENSINAR
  • 0

No post de hoje damos seguimento à nossa nova série de posts sobre literatura infantil, preparada pela professora Cris Mori para ajudar aos professores da educação infantil a estimular o interesse pela leitura em seus pequenos alunos.

Cris fala do livro A Mulher Gigante da Casa 88*, que trata da amizade e do respeito à diversidade. Lembramos que o objetivo da nossa série de resenhas é fazer uma análise mais detalhada de cada obra, para que possa ajudar os professores e outros mediadores da leitura na missão selecionar títulos para seus alunos.

Por isso, muitas vezes eles contém spoilers, expressão muito usada no mundo dos audiovisual para definir dicas (nem sempre bem vindas) sobre o final da obra de literatura infantil.

Acompanhe a seguir a inspiradora história da cumplicidade e parceria entre um menino e uma mulher, num primeiro momento, estranha, que se revela uma pessoa encantadora.

 

**********

Foto: Divulgação

As ilustrações de Kaatje Vermeire – que também fez Uma pergunta tão delicada, da Editora Pulo do Gato – são um capítulo à parte: simplesmente maravilhosas, contribuem enormemente para construir o clima de medo e apreensão da primeira parte da narrativa, e de alegria, leveza e amizade da segunda parte.

Em geral, as ilustrações redundam o texto, às vezes o complementam, mas, em ambas as situações, convidam o leitor a entrar cada vez mais na história do menino e sua obsessão pela mulher gigante que mora na casa 88 da Rua Alta.

Ela mora numa casa, cujas janelas estão quase sempre fechadas por cortinas, e onde há uma gaiola. Além disso, ela usa saias muito largas e longas, está sempre com um guarda-chuva e uma sacola grande. Todos esses elementos fazem crer ao menino que se trata de uma mulher má, que devora as crianças e, por isso, ele tem muito medo dela, medo até de passar em frente à sua casa.

Mas seu interesse e sua curiosidade por ela são tão grandes quanto seu medo, eles acabam se aproximando e, graças a algumas cartas de baralho de gatos que ela dá para ele e aos desenhos de gatos que ele faz para ela, surge entre eles uma genuína amizade. Uma obra de literatura infantil delicada, que convida o leitor a enxergar o mundo – gigante – a partir dos medos e descobertas de uma criança.

Recomenda-se a leitura da crítica sobre este livro escrita por Alda Beraldo e publicada na Revista Emília, disponível aqui.

*KOCKERE, Geert De. A mulher gigante da casa 88. Ilust. Kaatje Vermeire. Trad. Cristiano Zwiesele do Amaral. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

 

 

Cristiane Mori é mestre em Linguística pelo IEL/UNICAMP e fonoaudióloga pela PUC-SP. É professora da licenciatura em Pedagogia do Instituto Singularidades. 

 

 

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/
Entre em contato: singularidades@singularidades.com.br

curadoria literatura infantil resenhas

Post navigation

Previous Post

Dia Mundial da Educação: para refletir e promover a mudança

Next Post

Educar crianças dos 0 aos 3 anos: os desafios das brincadeiras e dos cuidados

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#CursosdeExtensãoSingularidades Você sabe o que #CursosdeExtensãoSingularidades
Você sabe o que é abordagem CLIL? Arraste para o lado para conhecer. Caso queira se aprofundar, o curso de extensão “Educação bilíngue: a abordagem CLIL”, ministrado pela professora Mariana Grilli, foi desenvolvido para atuantes na Educação Bilíngue e que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre planejamento e execução de aulas CLIL. Acesse o site pelo link na nossa bio para saber mais!
#WebinarSingualaridades No próximo dia 11/03, qui #WebinarSingualaridades
No próximo dia 11/03, quinta-feira, às 19h30, a professora Marina Grilli compartilhará seus conhecimentos sobre o tema “CLIL e as possibilidades do ensino bilíngue no Brasil”. Participe desta conversa sobre esta abordagem de ensino! Faça sua inscrição no link na nossa bio.
#ParceiroSingularidades Somos parceiros do Encontr #ParceiroSingularidades
Somos parceiros do Encontro Boca do Céu desde 2020 e é com muita alegria que estendemos nossa parceria para o ano de 2021. O evento acontecerá de 22 a 27 de março e propiciará diferentes situações de contato com a arte da narração de histórias. Conheça a programação completa no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última segunda-feira #AconteceNoSingularidades
Na última segunda-feira (dia 1/03), a turma da pós-graduação em Metodologias Ativas iniciou sua jornada de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. A coordenadora Lilian Bacich recepcionou os alunos e compartilhou sobre os próximos passos do curso. Ainda estamos com vagas disponíveis nessa turma. Saiba mais aqui no link na nossa bio!
#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
Load More... Follow on Instagram
back to top