Blog Instituto Singularidades
  • Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato
Blog Instituto Singularidades
  • Início
  • Quem Somos
  • PARA ENSINAR
  • PARA APRENDER
  • COMO GERIR
  • Contato

CIAED aponta novos caminhos na educação à distância

Segundo a diretora de Estratégia e Novos Negócios Alini Dal Magro, o evento trouxe muitos aprendizados e reforçou a importância do uso de tecnologias na formação de professores

  • Posted byInstituto Singularidades
  • 30 de outubro de 2018
  • in Posted in Destaques / PARA APRENDER
  • 0

Aconteceu no começo do mês de outubro, em Florianópolis (SC) a 24a edição do Congresso Internacional Abed de Educação à Distância (CIAED), cujo tema foi experimentação em Educação a Distância. O evento é o mais importante da área e atrai pesquisadores, estudantes, professores e gestores de todo o mundo em torno de novas soluções e tendências dentro desta modalidade de ensino que não para de crescer.

Alini Dal Magro, diretora de Estratégia e Novos Negócios do Instituto Singularidades esteve presente no evento e fez uma apresentação sobre Metodologias Ativas na Educação a Distância. Ela compartilhou conosco suas impressões e aprendizados, na entrevista que você lê a seguir.

 

Como foi a receptividade da sua apresentação, sobre metodologias ativas?

A receptividade ao tema nos surpreendeu positivamente. Tivemos uma interação muito grande com o público e muitas perguntas foram realizadas. Realmente temos um gap muito grande no ensino brasileiro, e o modelo de metodologias ativas é uma das possibilidades para o diminuirmos. O público esteve muito interessado nessa discussão.

 

Que aprendizados você trouxe do congresso?

O evento trouxe muitos aprendizados, mas ressalto a importância da formação de professores no uso de tecnologias e, por conseguinte, no on-line. Apesar da infinidade de materiais sobre o tema, ainda existe uma barreira muito grande do docente e das instituições de ensino em trabalhar o on-line.

O que temos no mercado é ainda muito frágil e simples. Hoje temos uma escola do século XIX, um professor do XX e um aluno do XXI, além de uma sociedade que espera competências e habilidades muito distintas das ensinadas em sala de aula.

Dessa maneira, precisamos fomentar cada vez mais o uso de tecnologias como uma maneira de impulsionar o ensino e a aprendizagem. O professor e as instituições ainda estão muito deslocadas da experiências que os alunos imaginam e que a tecnologia pode ajudar a acontecer.

 

Que tendências para a EAD foram apontados no evento?

As principais tendências apontadas foram a de realidade aumentada, principalmente para a área de saúde. Quanto a objetos digitais de aprendizagem, o maior destaque foi a produção de podcasts.

 

Como você avalia o evento, de forma geral?

Avalio o evento como muito interessante para aumentar o conhecimento em ensino a distância, entender a legislação e apresentar modelos que façam sentido nesse novo mundo.

 

Esteve no CIAED e quer contar sua experiência e opinião? Conte para a gente aqui!

 

Alini Dal Magro é mestra em Empreendedorismo pela Universidade de São Paulo (USP) e possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é diretora de Estratégia e Novos Negócios do Instituto Singularidades.

 

 

 

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/

 

EAD educação a distância metodologias ativas

Post navigation

Previous Post

ICLOC Jovem: encontros, discussões e ideias criadas pelos alunos

Next Post

Parceria entre ensino superior e redes de ensino para a profissionalização da carreira docente

  1. O design como uma forma de blindagem contra os modismos educacionais

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 13 de janeiro de 2021
  2. Feedbacks e devolutivas: interação essencial entre professores e alunos

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 11 de novembro de 2020
  3. Desvende a BNCC: o que é, habilidades e competências

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 9 de setembro de 2020
  4. Dicas para manter a atenção dos pequenos na educação on-line

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 26 de agosto de 2020
  5. Pílulas de metodologias ativas, doses de parcerias: a Matemática na pandemia

    • Posted byInstituto Singularidades
    • 15 de julho de 2020


Posts Relacionados

Posted inDestaquesSlide

Visibilidade para alunes e educadores trans

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 10 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

O que não vemos enquanto uma criança brinca: os benefícios imediatos da brincadeira pelo olhar das neurociências

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 5 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDestaquesSlide

A Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 3 de fevereiro de 2021
  • 0
Posted inDesafios contemporâneosDestaques . . .

Em 2020 nós fomos todos iniciantes: reflexões sobre o desenvolvimento docente na pandemia

  • Postedby Instituto Singularidades
  • 27 de janeiro de 2021
  • 0

institutosingularidades

#AconteceNoSingularidades Na última semana, a pro #AconteceNoSingularidades
Na última semana, a professora Jordana Thadei e o coordenador Marcelo Ganzela — ambos da graduação em Letras — ministraram uma formação sobre Ensino Híbrido e Metodologias Ativas em Tempos de Pandemia aos professores de uma escola pública municipal do Visconde de Ouro Branco, no interior de Minas Gerais. Se você é professor ou coordenador de alguma instituição pública e também gostaria de agendar este bate-papo com os seus docentes, escreva para marcelo.ganzela@singularidades.com.br.
#CursosDeExtensãoSingularidades Conheça nosso #CursosDeExtensãoSingularidades 
Conheça nossos cursos de extensão, que acontecerão em março com temas sobre gênero, funções executivas, mente do bebê e educação bilíngue. Acesse o link na bio e inscreva-se!
#CírculosdeConversasSingularidades Nos meses de a #CírculosdeConversasSingularidades
Nos meses de abril, maio e junho, realizaremos o Círculo de Conversa para Educadores.  Com a contribuição da psicanálise, conversaremos sobre as questões do dia a dia no universo profissional, temas educativos, casos pedagógicos e questões institucionais. Saiba mais e inscreva-se no link na nossa bio.
#webinarsingularidades Conceber a língua como pr #webinarsingularidades 
Conceber a língua como prática social desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua adicional. Mas como aperfeiçoar as estratégias de ensino para que meu aluno consiga transpor os desafios de aprender outra língua? Participe do webinar “Produção Oral no ensino Bilíngue” que será realizado no dia 15 de março às 18 horas com Antonieta Megale e Camila Dias e descubra possíveis caminhos para aprofundar suas práticas. Inscreva-se pelo link em nosso perfil!
#CursosDeExtensãoSingularidades Qual é o papel #CursosDeExtensãoSingularidades 
Qual é o papel da educação na primeira infância? No curso “O incrível mundo da mente do bebê”, os professores Ana Paula Moreira e Guilherme Brockington destacam o papel das relações e atividades que envolvem o bebê e podem promover seu desenvolvimento.  Acesse o link que está na nossa bio para saber mais.
#PedagogiaSingularidades Nossa graduação em Peda #PedagogiaSingularidades
Nossa graduação em Pedagogia prepara os alunos para os desafios da sala de aula por meio de diferentes metodologias e recursos pedagógicos. Estude Pedagogia com a gente. As inscrições para o vestibular 2021 estão abertas e você pode saber mais no link na nossa bio.
#CursosDeExtensãoSingularidades A partir de um di #CursosDeExtensãoSingularidades
A partir de um diálogo com a Antropologia, no curso “Gênero e relações étnico-raciais na escola”, as professoras Fernanda Kalianny e Mayana Nunes trarão à tona debates contemporâneos sobre gênero, relações étnico-raciais, feminilidades, masculinidades e descolonização do saber. Acesse o link na nossa bio para mais informações.
#PósGraduaçãoSingularidades A educação especi #PósGraduaçãoSingularidades
A educação especial utiliza conceitos de diversas áreas para instrumentalizar as práticas docentes e promover a Inclusão e a Diversidade no âmbito escolar. Participe de uma importante mudança de paradigmas em um ambiente multidisciplinar para debater conceitos oriundos da psicologia, filosofia, sociologia, biologia, neurociências, direito e artes. Além do estudo de casos, a pós-graduação tem também oficinas práticas para a formação de profissionais que atuem direta ou indiretamente nas instituições de ensino. Inscreva-se agora para saber mais, no link na nossa bio.
Load More... Follow on Instagram
back to top